page view

Governo americano quer forçar Google a vender plataformas

Caso está no tribunal, com a tecnológica a ser acusada de violar as leis da concorrência.

11 de maio de 2025 às 01:30

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos quer que a Google venda duas das plataformas que ajudam os anunciantes e as páginas web a comprarem e venderem publicidade online. A medida consta de um processo judicial que decorre num tribunal americano e em que a gigante tecnológica está acusada de violar as leis da concorrência ao monopolizar o mercado da tecnologia de publicidade online.

“É necessário um conjunto abrangente de soluções, incluindo a alienação dos monopólios obtidos ilegalmente pela Google e dos produtos que foram os principais instrumentos do esquema ilegal da empresa”, alega o Departamento de Justiça no processo.

Em vez disso, a tecnológica propõe a criação de uma bolsa de anúncios com a tecnologia rival e a instalação de um sistema de monitorização para garantir a conformidade dos procedimentos à lei durante os próximos três anos. A empresa garante que a medida atenuaria qualquer alegado dano sofrido pelos concorrentes e que uma alienação como aquela que é proposta pelo governo não deve ser considerada solução neste tipo de caso.

A juíza federal do distrito da Virgínia Leonie Brinkema já marcou uma audiência para setembro, para ouvir os argumentos finais de ambas partes.G

Entretanto, o site ‘The Information’ revelou que a Google despediu “cerca de 200 pessoas” nas suas divisões dedicadas a vendas e parcerias. Segundo a a publicação, a informação foi confirmada pela próxima gigante tecnológica, que, em comunicado, confirma que fez “algumas alterações” nas suas equipas com o objetivo de “melhorar a colaboração e expandir a capacidade de responder aos clientes de forma mais rápida e eficaz”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8