page view

Impresa falha acordo de 37 milhões com fundo do BPI

Dona da SIC e do ‘Expresso’ tinha anunciado estar em fase avançada de negociações para a venda do prédio que serve de sede da empresa.

25 de julho de 2025 às 01:30

Há mais de um mês, a Impresa anunciou estar em fase avançada de negociações com um fundo imobiliário do BPI para a venda do prédio que serve de sede da empresa, em Paço de Arcos. No entanto, a dona da SIC e do ‘Expresso’ revela que este negócio de 37 milhões de euros fracassou.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa presidida por Francisco Pedro Balsemão refere que, “não tendo as partes chegado a acordo final quanto às condições da transação, a mesma não se irá concretizar”.

A dona da SIC e do ‘Expresso’, que na quinta-feira apresentou as contas semestrais, com um agravamento de 27,1% nos prejuízos, para 5,1 milhões de euros, revela ainda no mesmo comunicado que “continua empenhada em avaliar alternativas para o seu nível de endividamento, incluindo a operação de venda e subsequente arrendamento das suas instalações em Paço de Arcos”.

A empresa liderada por Francisco Pedro Balsemão salienta que, excluindo os custos de reestruturação, as perdas aumentaram apenas 1,9%, para 3,9 milhões de euros. As receitas totais recuaram 0,8%, ou 700 mil euros, para os 85,9 milhões de euros, tendo as receitas televisivas caído 1,1%, para os 73,8 milhões. Os custos operacionais, por seu turno, aumentaram 1,1%, atingindo os 83 milhões de euros.

Assim, os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) reduziram-se em 35,5%, cifrando-se em 2,9 milhões de euros. O EBITDA recorrente cedeu apenas 7,3%, para os 4,3 milhões de euros. A dívida remunerada líquida aumentou 3,8% face ao final de junho de 2024 e atingiu os 148,2 milhões de euros.

A Impresa indica que “o aumento dos proveitos provenientes da venda de conteúdos, da distribuição de canais e das assinaturas digitais compensou parcialmente a diminuição das receitas publicitárias e com IVR [chamadas de valor acrescentado]”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8