page view

João Soares Louro morreu aos 74 anos

O antigo presidente da RTP João Soares Louro morreu ontem de manhã aos 74 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vítima de doença prolongada.

27 de março de 2007 às 00:00

Augusto Santos Silva, ministro dos Assuntos Parlamentares, considera que o 14.º presidente da RTP foi “quem melhor e mais cedo percebeu o que deveria ser o serviço público”, sublinhando a importância do aparecimento do segundo canal no final dos anos 70, uma posição partilhada por Francisco Rui Cádima.

O professor universitário entende que Soares Louro “protagonizou um dos momentos mais ricos em termos de prestação de serviço público”, tendo sido durante o seu mandato que se assistiu “ao melhor serviço de informação da estação”, destacando o formato ‘Informação 2’ da RTP 2. Cádima considera, por isso, que Soares Louro está “indelevelmente ligado à melhor RTP que houve durante os cinquenta anos”.

O deputado socialista Arons de Carvalho sublinha que o antigo subsecretário de Estado foi “uma das personalidades mais marcantes da televisão”, recordando a sua “personalidade cativante, com grande bonomia e humor”. António Reis, grão-mestre do Grande Oriente Lusitano, define-o como “um grande maçon”, a quem “Portugal e a televisão muito devem”.

Soares Louro dedicou quase toda a sua vida à televisão – entrou na estação pública em 1957, quando tinha apenas 24 anos, como escriturário. Promoveu uma profunda transformação e um reequilíbrio financeiro da RTP em finais da década de 70, quando a estação começou a emitir a cores. Presidiu, ainda, aos destinos da RDP no princípio dos anos 90, quando decorreu a privatização da Rádio Comercial.

Dirigente nacional do PS durante vários anos, integrou o I Governo Constitucional (1976-1977), liderado por Mário Soares, como subsecretário de Estado para a Comunicação Social. O funeral realiza-se hoje, às 16h00, do Mosteiro dos Jerónimos para o cemitério dos Olivais.

Soares Louro ingressou na RTP em 1957. Fez parte, no final dos anos 70, do I Governo Constitucional, regressando depois à estação pública. Leccionou na Universidade Fernando Pessoa no Porto e na Universidade Nova de Lisboa. Desde 2006 integrava o conselho de administração da Parque Expo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8