Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Jornalistas exigem pressão sobre gigantes

Repórteres europeus assinam carta na qual pedem aprovação de diretiva de direitos de autor e direitos conexos.
Duarte Faria 29 de Agosto de 2018 às 01:30
Parlamento Europeu
Google
Facebook
Parlamento Europeu
Google
Facebook
Parlamento Europeu
Google
Facebook
Mais de cem jornalistas de 27 países da União Europeia assinaram uma carta na qual apelam aos eurodeputados para aprovarem, já em setembro, a proposta de diretiva dos direitos de autor e conexos, forçando os gigantes da internet a contribuírem para o financiamento da imprensa.

O documento, escrito por Samy Ketz (AFP) e subscrito por 103 grandes repórteres e chefes de redação, foi divulgado por vários meios de comunicação social europeus, entre os quais o ‘Le Monde’, o ‘Le Figaro’, o ‘La Libre Belgique’ e o ‘Taggespiegel’.

O objetivo é evitar uma repetição do chumbo do Parlamento Europeu à reforma dos direitos de autor, tal como se verificou em julho.

"Os media querem reclamar os seus direitos para poderem continuar a informar e pedem que sejam partilhadas as receitas comerciais com os produtores desses conteúdos, sejam media ou artistas", refere a carta, que rejeita "a posição partilhada pelo Google e pelo Facebook segundo a qual a diretiva sobre os direitos conexos ameaça a gratuitidade da internet".

"Trata-se da defesa da liberdade de imprensa, porque se os jornais não tiverem mais jornalistas, não haverá mais esta liberdade à qual os deputados, qualquer que seja a sua filiação política, estão ligados", pode ler-se no documento.

Recorde-se que, na semana passada, representantes dos autores e produtores de música, audiovisual e meios de comunicação social nacionais também apelaram aos eurodeputados para que aprovem esta diretiva, que será votada a 12 de setembro no Parlamento Europeu.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)