page view

Lucros das gigantes tecnológicas voltam a subir

Resultados do primeiro trimestre do ano da Apple, Amazon, Microsoft, Meta e Alphabet superam as expectativas.

04 de maio de 2025 às 01:30

O ano não podia ter arrancado de melhor maneira para as gigantes tecnológicas. Alphabet, Meta, Amazon, Apple e Microsoft apresentaram os resultados do primeiro trimestre e superaram as expectativas dos analistas. Mais uma vez, a aposta na Inteligência Artificial (IA) mostrou-se determinante para este efeito. É o caso da Alphabet, dona da Google, que registou lucros de 30,5 mil milhões de euros nos primeiros três meses de 2025, o que representa um aumento de 46% face ao período homólogo do ano passado. O desempenho trimestral específico da Google indica um aumento dos lucros em 28%, para 23,4 mil milhões, enquanto as receitas subiram 12%, para 85,3 mil milhões. De referir que a empresa liderada por Sundar Pichai pretende investir cerca de 66,2 mil milhões de euros só este ano em IA.

Os lucros da Microsoft foram igualmente suportados pelo crescimento da informática à distância ('nuvem') e da IA. Os lucros registados no primeiro trimestre foram de 25,4 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 18% em comparação com o mesmo período de 2024,. Já o volume de negócios subiu para os 62 mil milhões (subida de 13%). A Apple foi a terceira a registar maiores lucros entre janeiro e março. Estes subiram 4,8%, para 21,9 mil milhões de euros, enquanto as receitas aumentaram 5,1%, para os 84,4 mil milhões.

A Amazon, gigante do comércio digital criado por Jeff Bezos, foi a que cresceu mais nos primeiros três meses: 64%. Os lucros foram de 17,1 mil milhões de euros e as receitas de 137,8 mil milhões (mais 8%). A Amazon Web Services e a publicidade cresceram fortemente, com o motor da empresa a crescer 17%, gerando 28,8 mil milhões em vendas. 

O conglomerado das redes sociais Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) apresentou resultados trimestrais em alta homóloga de 35%, para os 14,6 mil milhões de euros, com receitas de 37,4 mil milhões (subida de 16%). Mark Zuckerberg disse que a empresa teve "um bom progresso na IA e na [assistente] Meta IA, que agora tem quase mil milhões [de utilizadores] ativos mensais".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8