Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Mais canais na TDT

Colocar os oito canais da RTP no sistema custa 28 milhões.
Sandra Rodrigues dos Santos 7 de Agosto de 2015 às 08:51
Alargamento de canais da TDT só será possível a partir de 2016
Alargamento de canais da TDT só será possível a partir de 2016 FOTO: Bruno Simão

A próxima legislatura poderá trazer mais canais para a Televisão Digital Terrestre (TDT), pelo menos a avaliar pelos objetivos traçados nos programas eleitorais do PSD/CDS, PS, CDU e Bloco de Esquerda para as legislativas de 4 de outubro próximo.

As propostas não indicam como se processará o alargamento nem quais os canais abrangidos. Contudo, Bloco de Esquerda e PCP têm defendido a inclusão de todos os canais da RTP (oito) na TDT, o que teria um custo de 28 milhões de euros para a televisão pública.

Atualmente, o grupo estatal paga sete milhões para ter a RTP1 e a RTP2 na TDT. Para incluir a RTP Informação e a RTP Memória, teria de pagar mais sete milhões, e se englobasse os restantes canais – RTP Açores, RTP Madeira, RTP África e RTP Internacional – a fatura subiria para os 28 milhões de euros.

O governo tinha a intenção de encontrar uma solução para a TDT até ao fim da atual legislatura, aumentando o número de canais gratuitos. Ainda assim, o ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, reconheceu que isso só deveria ser possível em 2016, devido a alterações tecnológicas no sistema.

canais RTP milhões custo sistema