page view

Neto de bispo da IURD acusa jornalista de suborno

Filipe Cardoso, adotado pela filha mais velha de Edir Macedo, entregou queixa-crime no DIAP contra Alexandra Borges, da TVI.

20 de abril de 2018 às 01:30

Há mais um processo a dar entrada na justiça na sequência da série ‘O Segredo dos Deuses’. Filipe Cardoso, uma das crianças alegadamente adotadas em Portugal de forma ilegal por bispos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), apresentou uma queixa-crime no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa contra a jornalista Alexandra Borges, autora das reportagens da TVI, juntamente com Judite França.

O jovem de 24 anos, atualmente a viver no Brasil, acusa a repórter de o ter tentado subornar e à sua mulher. A queixa - que contém cópias de conversas telefónicas e mensagens - deu entrada na semana passada e foi aceite pelo DIAP.

Contactada pelo CM, Alexandra Borges desmentiu a acusação, que considera tratar-se de uma difamação e que, garantiu, será tratada nos tribunais. "O meu trabalho e da equipa da TVI fala por si", afirmou a jornalista. Já a TVI disse que se trata de uma "mentira" e anunciou que vai "mover um processo de difamação" contra o jovem.

Filipe Cardoso é filho adotivo de Cristiane (filha mais velha de Edir Macedo, líder da IURD) e Renato Cardoso. Foi adotado em Portugal - estava no lar da IURD, na avenida Gago Coutinho, Lisboa -, tendo sido levado para Londres, onde cresceu. Já assumiu publicamente a dependência de drogas.

"Depois da maconha eu fui para a cocaína. Um levou pró outro, a gente sempre quer uma nova experiência, uma coisa que faça o efeito mais forte", revelou o jovem, que morou nos EUA e voltou, entretanto, para a IURD.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8