‘Coração d’Ouro’ e ‘A Única Mulher’ entre os mais vendidos.
A venda de conteúdos para o mercado estrangeiro, onde se destacam as novelas, está a ganhar peso nas contas da SIC e da TVI. No caso do canal de Carnaxide, as receitas geradas mais do que triplicaram em 2015 quando em comparação com o ano anterior, atingindo os 4 milhões de euros. "Além da venda de guiões para adaptação, a SIC tem também exportado as novelas dobradas em várias línguas para canais um pouco por todo o Mundo", informa o relatório e contas da Impresa, que adianta que ‘Laços de Sangue’, que ganhou o Emmy Internacional para Melhor Telenovela em 2011, já contabiliza emissões em 22 territórios. As novelas ‘Mar Salgado’, ‘Poderosas’ e ‘Coração d’Ouro’ estão também entre os produtos negociados pela SIC no estrangeiro.
A TVI, por seu lado, não revela a receita alcançada com a exportação de formatos nacionais. Ainda assim, o relatório e contas da Media Capital aponta para um "aumento relevante, em 2015 (e após 2014 ter sido igualmente muito forte), das vendas internacionais de conteúdos (novelas) para diversas geografias". Em destaque tem estado a novela ‘A Única Mulher’, já presente em países de África e da América Latina.
As receitas de subscrição de canais, nos mercados nacional e internacional, também estão em crescimento. Em 2015, a SIC registou um incremento de 11,7% neste tipo de receitas, para 50,4 milhões de euros. Já a TVI não especifica as receitas obtidas com a subscrição de canais, que estão incluídas no item ‘outros rendimentos’, que totalizaram 44,1 milhões de euros no ano passado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.