page view

Novo canal da Medialivre ocupará a posição 9

Estação aposta na diferenciação de conteúdos e em protagonistas relevantes.

04 de maio de 2024 às 01:30

O novo canal de informação da Medialivre, o Now, foi ontem oficialmente apresentado na sede do grupo. Carlos Rodrigues, diretor-geral editorial, explicou a natureza do projeto. "Desenganem-se todos aqueles que já nos imaginam como uma televisão institucional, cinzenta, domesticada. Somos e seremos precisamente o contrário disso. Os portugueses conhecem o jornalismo desta casa. Não temos medo das notícias, de contar a verdade, de dizer tudo o que interessa, o que é próximo, tudo o que diz respeito às pessoas. Doa a quem doer", declarou, reiterando que o Now estará "sempre ao lado do cidadão, do contribuinte, de quem sofre a história e de quem olha hoje para o jornalismo como um dos derradeiros portos de abrigo de uma nação cada vez mais perplexa perante um presente por vezes incompreensível".

O canal, que irá ocupar a posição 9, será "inovador, moderno, sóbrio e elegante", frisou. "Vamos acompanhar de perto a política, a economia, a diplomacia e a construção europeia", explicou, áreas que contarão com o contributo das redações do ‘Negócios’, do jornal ‘Record’, da ‘Sábado’ e da ‘Máxima’. O Now será também um canal de informação internacional com uma edição diária e regular "do clássico jornal do Mundo".

Todavia, a diferenciação dos conteúdos é a aposta-chave da estação: "Somos e seremos um canal de notícias - porque esta é a casa das notícias - mas com uma proposta diferenciada. Seremos também o canal que traz à antena os protagonistas. Em vez dos tradicionais comentadores generalistas - os famosos ‘tudólogos’ -, nós procuraremos trazer quem tem algo a aportar de importante e de relevante para o esclarecimento do cidadão. Figuras como António Costa, Rui Rio, Graça Freitas, Pedro Santana Lopes, Fernando Medina ou o cardeal Américo Aguiar aceitaram fazer parte de um grupo de reflexão que, além de fazer televisão, acompanhará a direção nas decisões estratégicas do canal", sublinhou. A data de estreia ainda não está definida, mas a equipa - que conta com 59 novos profissionais - já trabalha a todo o gás para que seja muito em breve.

"Queremos oferecer informação de qualidade e exigente"

Durante a apresentação do Now, Luís Santana, administrador da Medialivre, começou por frisar a "enorme capacidade de transformação" do grupo. "Decorridos pouco mais de cinco meses desde a constituição da Medialivre, é motivo de orgulho e um sinal reconhecido da capacidade que as nossas equipas têm para assumir desafios e levá-los por diante. Melhor é impossível", frisou.

Para Luís Santana, "o Now vai posicionar-se num novo segmento de informação de qualidade, exigente, e dirigido a um público que já não se revê na atual oferta televisiva. É nosso objetivo apresentar um novo modelo jornalístico, que não mimetize a oferta de notícias existentes e que permita ao telespectador fazer escolhas mais esclarecidas. Queremos oferecer informação de qualidade e exigente".

Domingos Matos, presidente da Medialivre, não pôde estar presente, mas fez saber, através da filha, Maria João Matos, que se sente orgulhoso por poder "apresentar este projeto, em especial no ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril". "O novo canal será mais um espaço de defesa da liberdade, de exercício da democracia que honrará os princípios de Abril. O respeito pelo passado combinado com a ambição e os olhos postos no futuro permitem construir uma sociedade mais humanizada", sublinhando que o Now é "um projeto inovador" que conta com o "ADN jornalístico independente que sempre nos tornou líderes".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8