Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

Nuno Santos dirige programação da SIC

Nuno Santos é o novo director de Programas da SIC, deixando para trás a estação pública. O até agora responsável pela programação da RTP 1 regressa à estação de Carnaxide cinco anos depois, para substituir no cargo Francisco Penim.
13 de Dezembro de 2007 às 00:00
O convite da SIC já fora endereçado há uns dias, ditado pela quebra das audiências sofrida durante a gestão de Penim. O facto de Nuno Santos ter colocado a RTP 1 em segundo lugar, após vários anos em queda, e ter “crescido profissionalmente” na SIC, fez com que o seu nome fosse o mais desejado para preencher o lugar.
“A partir de Janeiro de 2008, Nuno Santos exercerá as funções de director de Programas da SIC, SIC Internacional, SIC Radical e SIC Mulher”, lê-se no comunicado enviado ontem às redacções, assinado por Pinto Balsemão, presidente da estação de Carnaxide.
Nuno Santos, por seu lado, terá colocado algumas condições à nova administração para ficar no cargo na estação pública. Mas as duas partes não terão chegado a acordo.
Num comunicado, Nuno Santos elogiou o trabalho feito na estação pública e agradeceu o empenho de todos os profissionais.
“Tomei hoje a decisão de renunciar ao cargo de director de Programas de Televisão dando um novo rumo à minha vida profissional”, lê-se. “Neste momento, em que chegou a hora de partir, faço-o com um sentimento de missão cumprida”, afirma. Nuno Santos assume que espera encontrar na SIC “um quadro tão difícil como o que existia em 2002 na RTP”, mas acredita que vai “superar os obstáculos” e conseguir o seu objectivo. “Até hoje nunca falhei um projecto e trabalho sempre para manter esse crédito”, diz, citando que a RTP 1 tinha, há cinco anos, um share de 20,8 por cento.
Na hora da partida, o ex-director sublinha que a produção e emissão da RTP “para 2008 e 2009 estão definidas”.
PERFIL
Nuno Santos tem 39 anos e é casado com Andreia Vale, uma pivô da SIC Notícias. Trabalhou na TSF e em 1992 integrou a equipa fundadora da SIC. Foi director da SIC Notícias. Em 2002, assumiu o cargo de director de Programas da RTP e desde Maio dirigia também a programação dos canais internacionais.
PENIM ASSUME DIRECÇÃO DA IMPRESA DIGITAL
Francisco Penim vai assumir, a partir de Janeiro de 2008, novos cargos no grupo Impresa. O até agora director de Programas da SIC passará a exercer as funções de director coordenador de Conteúdos da Impresa Digital, refere um comunicado enviado pelo presidente da comissão executiva da SIC, Francisco Pinto Balsemão.
Aliás, em paralelo com a direcção de Programas, Penim assumiu também a direcção da Multimédia do Universo SIC, uma área que teve um crescimento estratégico dentro do grupo.
Nas novas funções, Francisco Penim, de 39 anos, vai voltar a um universo onde já mostrou ter talento e mais próximo do que já fez na SIC Radical, canal de que foi director durante vários anos.
O CM apurou que a decisão de mudar a direcção de Programas da SIC foi particularmente penosa para Francisco Pinto Balsemão, que acreditara bastante na originalidade de Penim.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)