Leonor Poeiras, Solange F., Bárbara Oliveira Pinto e Cristina Ferreira têm percursos académicos e profissionais diferentes, aspirações distintas e experiências diversas. Em comum têm o facto de estarem entre os rostos femininos mais jovens do pequeno ecrã.
Elas são quatro jovens profissionais de televisão que, ao longo de carreiras ainda curtas, já deram provas suficientes do seu talento. Solange F. começou no teatro e rendeu-se à televisão depois de um ‘casting’ para apresentar o fenómeno ‘Curto Circuito’ (SIC Radical). Leonor Poeiras é jornalista, mas tornou-se famosa quando deu a cara ao concurso ‘Fear Factor’ (TVI). Bárbara Oliveira Pinto ganhou experiência em programas desportivos na RTP e continuou o seu percurso na RTP N. Cristina Ferreira fez a sua estreia no ‘Olá Portugal’ e, actualmente, partilha com Manuel Luís Goucha a apresentação de ‘Você na TV!’.
Antes de chegar ao ‘Curto Circuito’, Solange F. possuía um considerável currículo de actriz. Depois de ter experimentado o teatro de rua, a apresentadora da SIC Radical integrou a companhia da Cornucópia, onde participou em peças como ‘Um Sonho’, de Strindberg e ‘Anatomia Tito’, de Heiner Müller.
Embora o teatro tenha sido a sua escola, Solange F. teve um breve contacto com a televisão, no elenco da série ‘Fenómeno’ (RTP) e como protagonista da média-metragem ‘Graciosa’, de Gil Ferreira, produzida para o canal estatal. A apresentação não fazia parte dos seus planos até finais do ano passado. “Mandar currículos era um hábito. Na altura estava a fazer ensaios com a Cornucópia e quando sabia que ia haver ‘castings’ para séries ou telenovelas, mandava o meu currículo. Nessa altura nem sequer estava a par do que era o programa”, recorda Solange F., de 28 anos.
O seu à-vontade à frente das câmaras revelou-se de imediato nos testes para o ‘Curto Circuito’ e a actriz ganhou uma nova paixão. Sobre o seu trabalho no programa da SIC Radical, Solange F. salienta “a importância de perceber quais são os problemas que os jovens atravessam, o que é que eles acham sobre os temas da actualidade e as questões relacionadas com a juventude”, defende. Entretanto, a apresentadora – que espera um dia poder conciliar o trabalho no pequeno ecrã com um regresso aos palcos – foi convidada para apresentar mais um programa no canal dirigido por Francisco Penim. Trata-se do magazine de cinema ‘Cine XL’, anteriormente da responsabilidade da dupla Fernando Alvim e Nuno Markl.
JORNALISMO ‘LIGHT’
Leonor Poeiras tornou-se conhecida do grande público na apresentação do concurso ‘Fear Factor’ (TVI), ao lado de José Carlos Araújo, mas já trabalhava no canal de Queluz de Baixo há mais de um ano. “Tirei o curso de Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica e fiz um estágio profissional na TVI durante seis meses. Depois, convidaram-me para integrar a equipa do ‘Diário da Manhã’, que acompanhei desde o início, em Outubro do ano passado, até Dezembro, quando recebi o convite para o ‘Fear Factor’”, recorda.
Desde então, participou na cobertura do casamento do príncipe Filipe de Espanha e integrou a equipa de reportagem do ‘Jornal do Euro’, bloco noticioso da TVI sobre o Euro 2004. Recentemente, regressou ao programa onde iniciou a sua carreira profissional, após a saída de Henrique Garcia e Júlia Pinheiro, onde é responsável por “aliar o jornalismo ao entretenimento, fazendo reportagens numa onda ‘light’, em eventos sociais”.
Dividida entre o trabalho jornalístico, que levou a cabo, por exemplo, no ‘Jornal do Euro’, e a apresentação de programas de entretenimento, como ‘Fear Factor’, Leonor Poeiras ainda não decidiu a qual dará prioridade. “Ainda sou muito nova neste meio, estou à espera das propostas que vêm. Mas nunca hei-de fazer algo com que não me identifique”, garante. Apesar disso não hesita em afirmar que o seu sonho é estar à frente de um programa de “informação pura e dura”. “Adorava ter um programa de entrevistas ou de grande reportagem, mas ainda sou muita nova e ainda me falta muita experiência. Talvez lá para os 40… Mas acho que estou no bom caminho”, afirma a jornalista, de 24 anos.
DESPORTO ABRIU CAMINHO
O percurso profissional de Bárbara Oliveira Pinto, de 22 anos, apresentadora do concurso ‘Portugal a Cantar’ e do magazine sobre desportos radicais ‘Sem Limites’, ambos na RTP N, passa igualmente pelas áreas da informação e do entretenimento. Fez a sua estreia na extinta NTV, em 2003, no ‘XPTO’, um bloco noticioso dedicado à cultura e aos espectáculos. Seguiram-se trabalhos de reportagem para a RTP1, nos programas ‘Vive o 2004’ e ‘Soccastars’ e a apresentação de ‘Há Volta’, ao lado de Daniel Oliveira. “O desporto não me interessava particularmente, mas o Euro 2004 sim. Foi extremamente interessante e uma mais-valia para mim, porque me deu asas para alargar o conhecimento na área do desporto”, afirma.
Licenciada em Comunicação e Produções Audiovisuais pela London Gildhall University, em Inglaterra, a televisão encontrava-se nos horizontes de Bárbara Oliveira Pinto desde os tempos de estudante. A estreia na TV, porém, surgiu numa altura em que estava embrenhada no mestrado de Estudos Musico-Teatrais e apanhou-a de surpresa. “Fui a um ‘casting’, descontraída, e nem sequer esperava ser repescada”, lembra.
Cristina Ferreira, de 27 anos, concluiu o curso de Jornalismo na Universidade Autónoma de Lisboa e chegou a fazer um estádio no noticiário ‘Regiões’, na RTP1. A formação e a experiência jornalística são para ela uma ferramenta de trabalho útil, mas não um rumo a seguir. “A carreira que eu quero é a de apresentadora de televisão. Apesar disso, vou ter muitas saudades de fazer reportagem”, refere.
A apresentadora chegou à TVI num estágio efectuado em ‘Olá Portugal’ (TVI) e, posteriormente, foi um dos rostos do ‘Big Brother Extra’ (TVI), a par de José Manuel Santos, Paula Castelar e José Carlos Araújo. Participou ainda no ‘Diário da Manhã’, onde fazia entrevistas de rua. O seu maior desejo, desde que decidiu enveredar por uma carreira no pequeno ecrã, era apresentar um programa matinal. Recentemente, esse sonho concretizou-se no convite para partilhar com Manuel Luís Goucha a apresentação de ‘Você na TV!’ (TVI).
O convite para apresentar o programa matinal ‘Você na TV!’ foi um duplo desafio para Cristina Ferreira. Não só faz a sua estreia à frente de uma produção deste tipo, como é a primeira profissional a partilhar a apresentação de um programa com Manuel Luís Goucha. “É uma grande responsabilidade. É como o Manuel Luís diz que o grande desafio dele vai ser partilhar o protagonismo com outra pessoa, o meu vai ser trabalhar com uma pessoa que sempre vi na televisão.
Ele foi um dos meus professores no curso que fiz na Universidade Independente, mas eu costumo dizer que ele não me ensinou só no curso de Apresentadores de Televisão, mas também ao longo do tempo em que o fui vendo e admirando. É um dos melhores comunicadores de televisão em Portugal”, defende Cristina Ferreira, de 27 anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.