Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Ongoing clarifica financiamentos

A Ongoing Strategy Investments não tem nada a ver com a Ongoing International, que está sediada no Luxemburgo.” A afirmação é de Rafael Mora, vice-presidente da empresa portuguesa, que convidou directores de jornais para lhes explicar o funcionamento da holding de Isabel Rocha dos Santos.
16 de Outubro de 2009 às 00:30
Vasconcellos gere o grupo
Vasconcellos gere o grupo FOTO: João Corteasão

“Convidámos para um pequeno-almoço o director do CM, ‘Jornal de Negócios’, ‘Diário Económico’, que é nosso, ‘DN’ e o director adjunto do ‘Público’ que tem a parte de Economia”, revela Mora. O encontro servirá para explicar notícias que deram conta do investimento de 75 milhões de euros da PT e de 200 milhões do BES, em fundos da Ongoing International.

“A notícia – ‘CGD pede explicações sobre investimento dos fundos de pensões e saúde da PT na Ongoing’ – foi desmentida por nós e pela PT e mesmo assim saiu. Deve haver alguém acima, que manda”, critica Rafael Mora.

Para que não exista qualquer suspeita de que os investimentos da PT e do BES na empresa, sediada no Luxemburgo, sejam para financiar a compra dos 30% da Media Capital, com uma partilha de risco entre estes investidores e a Ongoing, Mora diz: “Não temos nada a ver com a Ongoing International. E, não há partilha de riscos. Pelos 600 milhões que adquirimos na Banca demos como garantia activos financeiros, patrimoniais e o próprio título [empresa]”.

PORMENORES

RENEGOCIAÇÃO

97,28% do passivo de mais de 800 milhões de euros era a curto-prazo, mas em Julho foi renegociada para médio-longo prazo.

EM CASH

"A nossa dívida não é operacional, não temos dificuldades em pagar salários. Temos 102 milhões de euros em cash", garante ao CM Rafael Mora.

FIM DE 2008

Só num ano o grupo contraiu 601 milhões em empréstimos, junto do BES e BCP. No fim de 2008 o passivo era de 831 milhões.

A FORTUNA DA FAMÍLIA ROCHA SANTOS

Isabel Rocha dos Santos é detentora de 99,9% da Rocha dos Santos Holding. Esta última empresa é presidida pelo seu filho mais velho, Nuno Vasconcellos.

Isabel Rocha dos Santos é detentora de 99,9% da Rocha dos Santos Holding. Esta última empresa é presidida pelo seu filho mais velho, Nuno Vasconcellos.

O grupo criado pela família herdeira da Sociedade Nacional de Sabões é dona de 100% da Ongoing International, sediada no Luxemburgo, que, por sua vez, responde por 49,99% do capital da Ongoing Strategy Investments SGPS, que está a comprar 35% da Media Capital, embora não tenha direito de voto. Os restantes 50,01 são detidos por Isabel Rocha dos Santos. É, aliás, esta empresa que detém 23% do capital da Impresa, de Pinto Balsemão, além das nove subsidiárias.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)