page view

PEDRO LIMA: SINA DE GALÃ

Trocou as passarelas pelos estúdios de televisão. O protagonista de ‘Olá, Pai’ somou romances na ficção e na vida real. Mediático foi o seu casamento, e depois, o fugaz namoro com Rita Ferro Rodrigues.

18 de outubro de 2003 às 00:00

Podia ser engenheiro mecânico, caso o trabalho de modelo não lhe tivesse trocado as voltas. Hoje é actor, com presença assegurada no pequeno ecrã. E estatuto de galã garantido. Na telenovela ‘O Último Beijo’, que há pouco chegou ao fim na TVI, Pedro Lima interpretava o papel de ‘Afonso’, disputado por ‘Maria’ e por ‘Rita’. Aos fins-de-semana, em ‘Coração Malandro’, a sua personagem, ‘André’, é um homem casado, que atraiçoa a mulher com uma colega de trabalho. Desde o passado domingo, temo-lo de novo no ecrã, na série ‘Olá, Pai!’, onde, no papel de ‘Zé Manel’, vai disputar o coração de uma mulher com o seu vizinho e amigo ‘Vasco’ (Ivo Canelas).

As novelas popularizaram Pedro Lima. E um contrato de exclusividade com a produtora NBP obriga o actor a uma presença mais assídua no ecrã. Mesmo assim, vai fazendo incursões no teatro. Recentemente, pudemos vê-lo no Politeama com ‘A Casa do Lago’, e na Trindade com ‘Proff’, ambos na capital. Tal como na ficção, o actor tem destroçado corações. Nascido em Luanda, há 32 anos, Pedro Lima interrompeu o curso de Engenharia Mecânica e a prática de desporto para seguir a carreira de modelo. Evidenciou-se como nadador, tendo participado nos Jogos Olímpicos aos 17 anos e, mais tarde, aos 21 anos.

A sua estreia em televisão foi como apresentador de ‘Magacine’, na RTP1, em 1996. Assumindo-se um cinéfilo amador, Pedro guarda boas recordações deste programa dedicado ao cinema. No ano seguinte estreou-se como actor na telenovela ‘Grande Aposta’, também na RTP1, onde fazia o papel de Pedro Romero, domador de leões. Seguiram-se ‘Terra Mãe’ e ‘Os Lobos’ (1988), onde fazia papel de bom rapaz. Na altura, e apesar de reconhecer existir algum preconceito em relação aos actores oriundos do universo da moda, Pedro Lima anunciava que a sua ambição era ser actor. O desejo cumpriu-se. As novelas popularizaram-no, traçando-lhe a sina de galã, sem evolução noutro qualquer registo.

Pedro Lima casou com Patrícia Piloto, de quem se divorciou pouco depois de ter nascido o filho, Francisco. A cerimónia matrimonial rivalizou com a melhor cena do género de ficção. Jorge Sampaio era um dos convidados. Após a separação, o actor protagonizou um mediático namoro com Rita, filha do actual secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues. Hoje, o actor parece ter encontrado alguma estabilidade emocional ao lado de uma jovem lisboeta, a manequim Anna Westerlund. O namoro dura há quase dois anos.

'Magacine’ (RTP1, 1996)

‘A Grande Aposta’ (RTP1, 1997)

‘Terra Mãe’ (RTP1, 1997/8)

‘Os Lobos’ (RTP1, 1998)

‘Ajuste de Contas’ (RTP1, 2000)

‘Olhos de Água’ (TVI, 2001)

‘O Último Beijo’ (TVI, 2002/03)

‘Coração Malandro’ (TVI, 2003)

‘Olá, Pai’ (TVI, 2003)

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8