page view

Pedro Sánchez quer acabar com “impunidade” das redes sociais

Primeiro-ministro espanhol quer que os líderes das gigantes tecnológicas sejam pessoalmente responsabilizados pelos que se passa nas suas plataformas.

25 de janeiro de 2025 às 01:30

Numa altura em que gigantes como Mark Zuckerberg, Elon Musk ou Jeff Bezos ganham força nos Estados Unidos, sob a alçada de Donald Trump, o primeiro-ministro espanhol acusou-os de “envenenarem a sociedade” com as redes sociais e ameaçarem a democracia com os seus algoritmos. Durante o Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça, Pedro Sánchez disse que é preciso acabar com a “impunidade” das gigantes da Internet e combater o aumento de notícias falsas que ameaçam a democracia “responsabilizando pessoalmente” os líderes dessas empresas “pelo incumprimento das regras nas suas plataformas”.

“O proprietário de um pequeno restaurante é responsável se a sua comida envenenar os clientes. Os magnatas das redes sociais devem ser responsabilizados se os seus algoritmos envenenarem a nossa sociedade”, afirmou.

Na próxima cimeira da União Europeia, em março, Sánchez vai propor o fim do anonimato nas redes sociais, vincular os dados dos utilizadores a uma carteira de identidade comum da UE e tornar os algoritmos mais transparentes. O primeiro-ministro espanhol também classificou as tentativas atuais de responsabilização das redes sociais como insuficientes, já que uma multa representa apenas 0,6% do lucro anual destas empresas que faturam milhares de milhões de euros todos os anos. “Não se contentam em ter poder económico, mas querem ter poder político de uma forma que está a minar as nossas instituições democráticas”, lamentou, atacando diretamente “um pequeno grupo de tecnomilionários”.

O chefe de Governo afirma, contudo, que a missão não será fácil, uma vez que se trata de “pessoas extremamente poderosas”, com “recursos ilimitados” e que “jogam sujo”. “Não seguem as nossas regras morais”, rematou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8