page view

PEQUENO HERÓI

Filho de actores, conhece como poucos os palcos e os bastidores da TV. No campo, onde vive, está rodeado de animais - tem cães, pássaros, gatos e um burro. Aos nove anos de idade já sabe a profissão que quer seguir.

18 de julho de 2002 às 18:58

Tem nove anos e é um pequeno herói. Ricardo Raposo, o “João” da telenovela “Tudo Por Amor”, tem óptimas notas na escola, interpreta o seu papel na perfeição e, na quinta onde vive com a família, ainda ajuda a cuidar dos animais — um burro, dois pássaros, uma gata e as suas quatro crias, e seis cães.

Filho da conhecida dupla de actores José Raposo e Maria João Abreu, que protagonizam a série de fim-de-semana da TVI “Bons Vizinhos”, Ricardo cresceu nos bastidores do teatro e da televisão. E é aí que passa muito do seu tempo, em gravações.

É caso para dizer que saiu igualzinho aos pais, com amor pela arte de representar e a certeza de que é isso que quer continuar a fazer. Ao contrário do irmão, Miguel, de 16 anos, que não gostaria nada de ser actor. “Até foge! É envergonhado”, explica Ricardo.

O “João”, irmão da protagonista, “Alice” (Sofia Duarte Silva), é, de acordo com o seu intérprete, “divertido” e com a sorte de ter uma avó muito desportiva e radical. “É que ele também é radical”, salienta.

Ricardo participou desde pequenino, ainda com meses, em produções televisivas. Já mais crescido, viu em vídeo essas suas participações. Há dois anos, entrou em “Médico de Família” (SIC), entre outras séries, das quais guarda algumas memórias, como uma em que os actores adultos estavam a falar e ele só tinha que brincar e correr com os seus amigos. Também se lembra de outra, em que contracenou com a sua mãe, e outra ainda, em que o seu irmão também fez um pequeno papel.

Quando participou no “casting” que haveria de lhe dar o papel em “Tudo Por Amor”, Ricardo estava a tentar ser escolhido para fazer de “João Santos” dos “Bons Vizinhos” (TVI), onde iria trabalhar com os pais. “Não me escolheram por só ter nove anos. Era muito novo. Mas disseram que estava tudo bem e seria o ‘João’, irmão da ‘Alice’”.

Os textos do seu personagem “são fáceis de decorar”, diz. Umas vezes, estuda-os sozinho, outras com a ajuda da mãe. “É mais difícil representar”, reconhece. Apesar disso, afirma-se convicto de que quer continuar a actuar, sem deixar – claro! — os estudos.

“Às vezes, ajudo a tratar dos nossos animais e vou fazer festinhas ao Aníbal, o burro”, afirma, orgulhoso, acrescentando: “Sabe que ele também já ‘fez’ teatro no Parque Mayer?”

No tempo livre, Ricardo gosta de ver filmes musicais e de ouvir música “punk”. O seu grupo preferido é o “Blink 182”. Estar na rua com o seu vizinho e jogar à bola são outras das suas distracções, afinal, comuns a qualquer garoto da mesma idade.

Barra em Português e Matemática

O Português e a Matemática são o forte de Ricardo, que terminou o 4º ano de escolaridade com muito boas notas, sobretudo naquelas disciplinas – um autêntico barra! Estudo do Meio é aquilo que menos lhe agrada.

“Estudo pouco em casa, porque aprendo bem o que ouço nas aulas”, afirma. Segundo afirma, os colegas gostam muito de o ver na televisão.

Os planos para o futuro ainda não ocupam muito tempo ao pequeno talento. Adianta apenas que “gostava de estudar até ao décimo e tal ano, mas não de ir para a Universidade.” Também já pensou ir para o Chapitô, aprender artes do espectáculo, quando crescer.

Antes das participações televisivas, Ricardo passava muito tempo com os pais no teatro de revista. Lembra-se de “Tem a Palavra a Revista”, onde os progenitores entravam e ele próprio fazia três cenas. Eram duas sessões por dia nas sextas, sábados e domingos. “Saíamos de lá tarde e, na segunda-feira, tinha muito sono. A sorte era que podia dormir toda a manhã, porque só tinha escola à tarde”, recorda.

Novinho, mas sem descurar os amores, o “João” (Ricardo Raposo) tem uma namorada, a “Susana” (Joana Barradas), que ele trata por “Suzy”. Um namoro precoce, mas convincente, graças ao talento dos dois pequenos intérpretes em transmitir sinais de um genuíno romantismo infantil.

A certa altura, o personagem interpretado por Ricardo Raposo ganhou ainda um novo amigo, “Ricardo” (Tiago Fernandes), filho ilegítimo do falecido “Dr. Vasco” (Luís Alberto), que passou a viver na mesma casa que o “João”, a mansão dos “Castelo Branco”.

“Também gosto muito da ‘Alice’ (Sofia Duarte Silva), que é divertida, simpática e porreira para mim”, complementa Ricardo Raposo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8