Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

Pirataria: Dez mil links inativos

Entidades já entregaram queixas contra outros sites de descargas
26 de Agosto de 2013 às 01:00
Continua a batalha entre os que protegem os direitos de autor e aqueles que defendem o livre acesso à cultura
Continua a batalha entre os que protegem os direitos de autor e aqueles que defendem o livre acesso à cultura FOTO: carlos tiago/jupiter images

Entre final de julho e início de agosto, os representantes dos autores e produtores de vídeo em Portugal conseguiram inutilizar e remover mais de dez mil links piratas.

A Federação de Editores de Vídeo (FEVIP), a Associação para Gestão de Direitos de Autores, Produtores e Editores (GEDIPE) e o Movimento Cívico Anti-Pirataria na Internet (MAPiNET) somam assim mais uma vitória contra a pirataria, ao inutilizar 8140 links e remover outros 2400 do site de partilha de ficheiros Wareztuga.tv.

"Este processo foi moroso, mas prova que há uma colaboração estreita entre as entidades que pretendem preservar o direito de autor", explica ao CM fonte do Mapinet. E avança ainda que "já deram entrada novas queixas contra sites como PTXTuga, TopTV, entre outros que promovem o download ilegal". A mesma fonte revela que as queixas incidiram na secção de filmes do Wareztuga.tv, o segundo site de livre partilha de ficheiros mais procurado em Portugal, atrás do Pirate Bay.

Apesar das queixas, o Wareztuga continua em funcionamento. Os gestores do site anunciaram, no final de 2012, que não pretendiam desistir de o manter operacional por promover o livre acesso à cultura.

As três entidades preparam se agora para solicitar à Procuradoria-Geral da República a remoção de links de partilha de séries de televisão sem a autorização dos produtores.

links pirataria internet wareztuga inativos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)