Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

Carlos Daniel mantém vínculo à RTP graças a acordo com a Federação

Jornalista tirou licença da estação pública para ir para o novo canal de TV da FPF.
João Bénard Garcia,Paulo Abreu e Sónia Dias 12 de Janeiro de 2019 às 01:30
A partir de maio, Carlos Daniel será um dos rostos de uma TV concorrente da RTP
RTP
RTP
RTP
A partir de maio, Carlos Daniel será um dos rostos de uma TV concorrente da RTP
RTP
RTP
RTP
A partir de maio, Carlos Daniel será um dos rostos de uma TV concorrente da RTP
RTP
RTP
RTP
Carlos Daniel, o novo diretor de Conteúdos da televisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) - que a partir de maio ficará disponível na posição 11 do cabo - e coordenador de todos os projetos de comunicação da entidade máxima do futebol português, continua, afinal, a ser funcionário da RTP.

O CM sabe que, em outubro, o jornalista chegou a um acordo secreto com o presidente da estação, Gonçalo Reis, e assinou um contrato para uma saída "com licença sem vencimento". Carlos Daniel, de 48 anos, poderá assim regressar quando quiser, uma vez que mantém com a RTP um vínculo ininterrupto desde 2001.

Cinco horas após ter sido contactada pelo CM, para explicar os contornos deste "negócio", a RTP emitiu um comunicado a anunciar que é "parceira com a FPF".

Já ao CM, a estação explicou entretanto que estabeleceu com a entidade máxima do futebol luso "um memorando que envolve a criação e promoção de conteúdos, partilha de direitos, meios e recursos e ainda o acesso recíproco aos arquivos".

"Carlos Daniel saiu da RTP para a FPF com base neste acordo entre duas instituições de interesse público. O facto de um grande jornalista e apresentador de televisão como o Carlos Daniel não sair em definitivo da RTP é positivo."

Fontes da estação garantem, porém, que a redação está "em choque com a notícia" e acusam o jornalista de "falta de ética", pois "vai trabalhar numa TV concorrente".

Até ontem à noite, Carlos Daniel não respondeu ao CM.

PORMENORES 
O polémico (quase) diretor
Licenciado em Sociologia, Carlos Daniel festeja segunda-feira 49 anos. Entrou na RTP em 1991, saiu em 2000 e regressou em 2001. Foi subdiretor e diretor-adjunto de Informação e, em 2018, apontado como diretor de informação. Suposta "nomeação" não aconteceu.

O amigo Nuno Santos
O convite para Carlos Daniel ser o pivô e o diretor de Conteúdos do canal da federação partiu de Nuno Santos, seu grande amigo e antigo diretor de informação da RTP e da SIC Notícias.

Confessou-se acomodado
"Há momentos em que temos de trocar a acomodação pelo risco de fazer algo novo. É um projeto que junta dois mundos que adoro", disse, após saída da RTP.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)