page view

RTPN E MEMÓRIA EM ABRIL

Os dois novos canais por cabo da estação pública, RTPN e Memória, arrancam já durante o mês de Abril, na TV Cabo e Cabovisão. Luís Marques, administrador da estação pública afirmou ontem ao Correio da Manhã que "as negociações com a TV Cabo estão muito bem encaminhadas e devemos chegar a um acordo final ainda este mês. Quanto à Cabovisão pode-se dizer que há já um acordo já que faltam apenas uns detalhes."

28 de março de 2004 às 00:00

As negociações dizem respeito a um pacote que envolve a RTPN [nova designação para a NTV, com o 'N' a referir-se, duplamente, a Norte e Notícias] e o canal Memória, que recordará as jóias da coroa dos vários anos da estação pública. "Durante o mês de Abril arrancam os dois canais nos dois operadores por cabo," confirmou ainda o administrador.

A reestruturação da NTV, que "implicou uma redefinição de todo o conceito editorial do canal e ainda a criação de uma nova imagem", já está concluída. E, apesar de "aproveitar muita da produção da RTP1, numa lógica de rentibilização", o canal poderá contar com novos formatos e conteúdos, como explicou ainda o administrador da televisão do Estado. As novidades, em termos de programas, serão então apresentadas na altura da estreia efectiva do canal, já que algumas "ainda estão em estudo."

Quanto à estrutura directiva não há mudanças: José Alberto Lemos assume a direcção de programas e José Rodrigues dos Santos, a direcção de informação, unificada para os canais da televisão estatal. Também os rostos responsáveis pela apresentação e pivôs se deverão manter como até então.

A emitir a partir dos estúdios da RTP Porto, no Monte da Virgem, em Gaia, a RTPN poderá ainda recorrer a alguma produção que possa ser feita em Lisboa, por uma questão de racionalização de meios", adianta também Luís Marques.

Já o canal Memória - também pronto a arrancar - fica, a título "transitório", no espaço ocupado pelos Arquivos da RTP, no Prior Velho, e não muda, a par da restante estrutura do grupo RTP, para as novas instalações em Lisboa. "Só quando as obras estiverem concluídas na Marechal Gomes da Costa é que virão para aqui. Em princípio, no Verão do ano que vem", antecipa o administrador.

A IMPORTÂNCIA DAS CORES

Novos canais, nova imagem. Os novos logótipos - tanto da RTPN, como do canal que recupera o extenso arquivo histórico da estação pública - marcarão ainda a estreia dos canais, enquadrados na "família de logótipos da estação" e em toda a estratégia de uniformização da imagem do grupo.

Para a RTPN, o magenta [um vermelho escuro, próximo 'bordeaux'] foi o tom escolhido e o azul claro é a aposta cromática do canal Memória.

No que respeita à data exacta do arranque, a estratégia de marketing, ainda por decidir, definirá a coincidência (ou não) da abertura dos dois novos canais por cabo. "Poderá ser ao mesmo tempo ou poderemos fazer uma ligeira diferenciação temporal", esclarece ainda Luís Marques.

"FESTA MOLHADA E ABENÇOADA"

A Comissão de Trabalhadores (CT) apelou à falta de presença na inauguração das novas instalações mas os funcionários da RTP e RDP não acataram o pedido. Apesar da chuva, "os trabalhadores mostram que estão com o projecto de mudança e estarão aqui quase 2000 funcionários", contou Luís Marques ao CM, desvalorizando o apelo da CT que, ao que tudo indica, não teve grande adesão.

A chuva poderá ter intimidado alguns ausentes além de que "ir ou não ir é uma decisão particular de cada um e tem a ver com variados factores", como comentou ao CM um trabalhador da estação pública. Mas nem o mau tempo impediu a administração de festejar, em mês de aniversário, a mudança para as instalações da Marechal Gomes da Costa. Como disse Luís Marques, "Cerimónia molhada é cerimónia abençoada."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8