A Optimus estreou dia 1 mais um ‘spot’ publicitário nos canais generalistas que marca pela diferença, como é habitual. Desta vez, com base na atracção dos opostos, promove-se o anúncio do telemóvel Optimus Zone LG C3310, um exclusivo da marca da Sonae.
Segundo a directora de comunicação institucional da operadora de comunicações móveis, Isabel Borgas, a mensagem é simples: “‘Hi-tech’ a baixo preço.” E é mesmo esta junção de opostos – alta tecnologia aliada a um preço acessível – que se pretende salientar: “São dois opostos, materializados através de dois personagens que se atraem e estão sempre juntos no sentido inverso ao do resto das pessoas”, resume aquela responsável, referindo-se à história do ‘spot’, que estará nas televisões até segunda-feira.
“É a famosa técnica do ‘rewind’”, brinca Alberto Rodrigues, director de produção da Ministério Filmes, a produtora responsável pelo anúncio idealizado pela agência de publicidade BBDO, com assinatura do seu director criativo, Pedro Bidarra. “No fundo, é uma simples técnica de inversão de imagem”, esclarece o produtor, sobre o facto de os protagonistas do ‘spot’ andarem em sentido contrário ao dos figurantes.
As imagens foram recolhidas em vários locais de Lisboa, mas na montagem do anúncio final, de 30 segundos, privilegiaram-se aquelas que foram rodadas na Avenida Estados Unidos da América e na Gare do Oriente. Uma forma de “mostrar um local urbano, sem ser muito identificável”, explica Alberto Rodrigues, sublinhando ainda a importância da iluminação natural (quase) constante, característica essencial dos locais eleitos.
Quanto a meios técnicos, “foram os normais” neste tipo de operação. O mesmo é dizer, gruas, torres de iluminação, de oito metros de altura, reflectores, projectores, de 18 mil watts, enfim, a parafernália técnica indispensável. Fulcral foi, também, como acontece nestas circunstâncias, a autorização da Câmara de Lisboa e o apoio da Polícia de Segurança Pública, sempre presente durante as gravações, realizadas em finais de Abril.
A campanha custou dois milhões de euros, “a maioria dos quais investidos em televisão”, como explica Isabel Borgas, apesar de contemplar ainda como outros suportes de divulgação os ‘outdoor’, “em todo o País, mas com maior incidência nos grandes centros urbanos – Lisboa e Porto”.
Com câmara fotográfica incorporada, ‘zoom’, flash e fotografia a preto e branco, o telemóvel conta ainda com um ecrã com mais de 65 mil cores, toques polifónicos e permite, por outro lado, o ‘download’ de jogos Java. Daí que, considerando estas características, a voz-off do ‘spot’ ressalve: “O sol e a lua, a água e o fogo, o quente e o frio, o som e o silêncio, o doce e o amargo, a cara e a coroa, o ‘hi-tech’ e o ‘low-price’ num só telemóvel. Por que não?”.
Dezoito horas de filmagens para 30 segundos de anúncio. “A publicidade é cruel”, brinca Alberto Rodrigues. Ao longo de todas aquelas horas, 50 figurantes, 30 elementos da equipa técnica e os dois actores britânicos protagonistas repetiram cenas e rodaram outras que nem sequer foram incluídas no produto final. Para os actores – Venetia Fawcett e Neil Mathes –, a jornada de trabalho rendeu dois mil euros, “o habitual por dia de filmagens”, considerando que se trata de figuração especial. O ‘spot’ foi realizado por Marco Martins, recentemente galardoado em Cannes.
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