page view

Televisões com emissão especial apostam em tecnologia para acompanhar resultados das eleições autárquicas

Eleições autárquicas vão decorrer este domingo, dia 12 de outubro.

08 de outubro de 2025 às 19:03

As televisões estão a preparar uma emissão especial para acompanhar os resultados das eleições autárquicas de domingo e apostam em tecnologia para dar conta da evolução do escrutínio em todo o país, durante a noite.

De acordo com fonte da Impresa, a SIC e a SIC Notícias estão a preparar uma emissão, em simultâneo, de cobertura da noite eleitoral das autárquicas 2025 com Clara de Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho e Bento Rodrigues, que "estarão em antena para revelar aos portugueses tudo o que se passa em todo o país a qualquer momento".

Em estúdio, estarão vários comentadores, destacou a mesma fonte. "Com Clara de Sousa estarão António Vitorino, Sebastião Bugalho e Miguel Morgado", sendo que "ao lado de Rodrigo Guedes de Carvalho, serão convidados Bernardo Ferrão, Ricardo Costa, José Gomes Ferreira, Maria João Avillez, Ângela Silva e Daniel Oliveira".

Por sua vez, Bento Rodrigues "apresentará os resultados eleitorais ao minuto, com um grande ecrã interativo que mostrará a evolução da noite eleitoral em todo o País", adiantou, apontando que a emissão estará em direto de mais de 40 pontos de reportagem por todo o território.

Já a RTP vai acompanhar "em direto todos os pormenores que marcam a noite eleitoral com uma emissão especial em simultâneo na RTP1 e no canal de informação da RTP".

A partir das 18h55, a emissão especial dedicada às eleições autárquicas será conduzida por José Rodrigues dos Santos, Ana Lourenço, João Adelino Faria e Carlos Daniel, de acordo com o canal público.

A RTP estará "em direto dos principais e mais relevantes concelhos do país e das sedes partidárias", acompanhando "as primeiras reações e resultados eleitorais".

Já em estúdio estarão os "comentadores da RTP e especialistas para uma análise detalhada à noite decisiva para a eleição do poder local".

A TVI e a CNN Portugal disseram estar a preparar "uma operação sem precedentes" na noite eleitoral.

De acordo com a newsletter da Media Capital, "entre os destaques desta operação está uma sondagem de grandes dimensões à boca das urnas em seis das maiores cidades do país, incluindo Lisboa e Porto, que dará os primeiros sinais de como os portugueses votaram", lê-se na mesma nota.

Segundo a empresa, para acompanhar os resultados ao detalhe, "será utilizada a 'Magic Wall', permitindo acompanhar a distribuição de votos de forma dinâmica" e contando ainda "com mais de quatro dezenas de equipas em direto em todo o país".

A emissão da TVI será conduzida por José Alberto Carvalho, Pedro Benevides e Sandra Felgueiras e a da CNN Portugal terá como anfitriões João Póvoa Marinheiro, Ana Sofia Cardoso, Ana Guedes Rodrigues e André Neto de Oliveira, que "irão acompanhar todos os desenvolvimentos minuto a minuto".

Segundo a Media Capital, a emissão será "mais curta e concisa na TVI" e mais "longa, detalhada e analítica na CNN Portugal", contando ainda com uma "forte componente digital", incluindo resultados na hora e "análise interativa freguesia a freguesia".

Além disso, destacou, para a noite eleitoral "estão mobilizados os principais comentadores da estação, oferecendo contextualização e diversidade de pontos de vista na televisão e também no digital".

Também os canais da Medialivre, Now e CMTV têm preparadas emissões especiais para domingo. Na Now haverá um "acompanhamento ao longo do dia de toda a eleição, votações e boicotes eventuais" com a emissão eleitoral a partir das 20:00.

A emissão irá contar com os 'pivots' Pedro Mourinho, Janete Frazão, Patrícia Matos e Marisa Caetano Antunes, bem como a análise política com Santana Lopes, Duarte Cordeiro, Joana Mortágua, Rita Matias e Miguel Pinto Luz.

A análise de resultados estará a cargo de Luís Paixão Martins e João Gabriel e jornalística de Eduardo Dâmaso, Maria Henrique Espada, Raul Vaz, Bruno Faria Lopes, Diana Ramos e Rui Batista e Miguel Carvalho.

A CMTV, por sua vez, contará com os 'pivots' José Carlos Castro, Sara Carrilho, Daniela Polónia e Ângela Gonçalves Marques.

Francisco Penim estará responsável pelos resultados e os comentários serão de Luís Campos Ferreira, Eurico Brilhante Dias, João Pereira Coutinho, Rui Pereira, Camilo Lourenço, Eduardo Cintra Torres e Francisco José Viegas.

Os dois canais irão divulgar uma sondagem à boca das urnas da Intercampus em Lisboa, Porto, Gaia, Sintra, Almada e Faro.

A noite eleitoral do novo canal Conta Lá vai contar com dois comentadores virtuais criados por Inteligência artificial (IA), uma experiência inédita na televisão em Portugal.

O canal "assume o caráter experimental deste projeto", mas considera "importante" testar "estas novas ferramentas num momento crítico da transformação mediática global", referiu Filipe Caetano, editor-executivo do Conta Lá e responsável editorial pelo projeto em parceria com a agência de inovação Instinct.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8