Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

'VIVI UM SONHO COM O GIRAFA'

Manuel Melo, actor, deixou a ‘Academia de Estrelas’, integrou o elenco de ‘Saber Amar’ e conquistou os portugueses com o seu divertido ‘Girafa’. Terminadas as gravações da novela da TVI, o jovem tem o futuro em aberto.
7 de Setembro de 2003 às 00:00
Correio da Manhã - Qual o balanço que faz da participação em ‘Saber Amar’?
Manuel Melo - O balanço é super positivo. Dei o meu melhor, entreguei-me de corpo e alma e custou-me imenso acabar a novela e agora ir cada um para o seu lado. Mas estou super grato por esta oportunidade. Vivi um sonho com o ‘Girafa’, que me ajudou a concretizá-lo.
- E agora que esta experiência passou, como é que se sente?
- Estou bastante sensível e triste, porque acabou o ‘Girafa’, o ‘Saber Amar’, a equipa... Estou muito sensível, com tudo à flor da pele, foram onze meses muito intensos.
- Esperava que a novela e a personagem tivessem tanto sucesso?
- Não me passou pela cabeça e nem tinha noção. Mas sempre acreditei no projecto. Antes do início das gravações, estive um mês a ensaiar os textos e a trabalhar a personagem e nesse período deu para perceber o projecto e para acreditar nele.
- O ‘Girafa’ foi uma personagem construída à sua medida?
- Sim, emprestei-lhe muito daquilo que tenho, apesar de ser um bocadinho mais tímido e responsável que ele. Acabei por lhe entregar muita coisa minha e acabámos por nos apaixonarmos um pelo outro.
– O facto de ter tantos pontos em comums com o ‘Girafa’ ajudou a criar a personagem?
– Obviamente, ajuda sempre. Mas foi um grande desafio. O ‘Girafa’ não apareceu do dia para a noite, foi muito tempo a ir para casa a pensar o que estaria a fazer mal e o que poderia fazer melhor. E agora, perto do final, posso dizer que conseguia pôr o ‘Girafa’ em qualquer situação, porque percebi a essência da personagem e consegui explorá-la. E essa foi a grande paixão deste projecto, a grande entrega a uma personagem, ainda por cima um rapaz tão engraçado. Gosto muito do ‘Girafa’, sou grande fã dele (risos).
– E como é que vai terminar a história do ‘Girafa’?
– A única coisa que posso dizer é que vai ser um final feliz.
– Não receia ficar ‘colado’ à personagem?
– Já tive mais. Tenho noção da idade que tenho, sou muito novo e espero ter muitas oportunidades para mostrar que também sei fazer coisas mais sérias e dramáticas e que quero aprender muito. E sei que terei oportunidades para isso.
– É apenas um actor de comédia ou também ‘abraça’ outros géneros?
– Gostava de ser um actor à séria, mas agora tenho o meu lado cómico em ebulição, muito exterior. E com o tempo e com a experiência acabará por vir o outro lado.
– Que projectos tem para o futuro?
– Ainda não sei dizer. Há muita coisa para acontecer e não quero deitar foguetes antes da festa. Mas é garantido que vou trabalhar, em televisão ou teatro.
– O projecto de televisão é para a TVI?
– Será para a NBP, que normalmente trabalha para a TVI.
– Como é que viveu a relação com um actor consagrado como o Ruy de Carvalho?
– O Ruy teve um papel fundamental, porque fui muito nervoso, estava completamente nu neste tipo de matérias, e ele foi uma peça fundamental. A forma como me abordou desde a primeira vez, como nos envolvemos e como me deu espaço para brincar, para errar e para ‘saber amar’... A química foi muito grande, quase imediata, e conquistámo-nos um ao outro. Tenho um grande respeito por ele, porque é sem dúvida um grande senhor.
– A vossa relação passou a ficção?
– Obviamente que sim. Não fomos para a borga os dois, mas passou a ficção (risos).
PERFIL
Manuel Melo, 22 anos, ficou famoso pela sua participação no programa da TVI ‘Academia de Estrelas’. O jovem, natural de Monte Abraão, apostou desde muito cedo numa carreira artística e frequentou vários cursos de formação.
Antes de entrar na ‘Academia’, fez teatro amador, durante três anos, no grupo Venus Kamikaze. Tentou entrar no Conservatório, mas não conseguiu. Frequentou o curso de formação de actores do Instituto de Artes do Espectáculo, dirigido por Nuno Miguel Henriques, e o Centro Em Movimento, onde realizou vários ‘workshops’. Durante seis meses, frequentou um curso de artes dramáticas em Praga. Regressou a Portugal e passou pelo Curso de Formação de Actores da Universidade Moderna, dirigido por Tózé Martinho.
Após a ‘Academia’, foi a cara da campanha publicitária da Olá e participou em ‘Saber Amar’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)