page view

Atriz que pede 170 mil euros para congelar o filho luta contra o tempo. Saiba qual o valor já angariado

Atreyu, de 13 anos, tirou a própria vida após sofrer bullying na escola.

30 de maio de 2025 às 10:54

Clare McCann está numa verdadeira corrida contra o tempo para angariar fundos para preservar criogenicamente o corpo do filho de 13 anos, que tirou a própria vida no mês passado após ter sido alvo de bullying na escola.

Atreyu foi encontrado morto na sua casa, em Sydney, Austrália, depois de suportar dois meses de abuso, assédio e ameaças por parte dos colegas, num martírio que começou logo na primeira semana de escola.

Incapaz de superar a dor, Clare, conhecida pelo seu desempenho na série australiana 'Blog Party' e por ser fundadora do Sydney Women's International Film Festival, lançou uma campanha GoFundme para angariar cerca de 170 mil euros (300 mil dólares australianos) que serão utilizados para congelar o filho na esperança de que os avanços científicos possam, um dia, trazê-lo de volta.

Para tal, contudo, o processo teria de ser iniciado dentro de sete dias apenas, o que quer dizer que o prazo termina este domingo, dia 1 de junho. Ironicamente é a data em que se celebra o Dia da Criança.

Esta sexta-feira, 30 de maio, a conta do GoFundme ainda só tinha arrecadado pouco mais de 15 mil dólares australianos, ou seja, cerca de 8 500 euros.

"Se perdermos esta oportunidade, perderemos a oportunidade de qualquer renascimento futuro que a ciência possa oferecer. Trata-se de esperança e justiça. Recusando-me a deixar a história do meu filho terminar em silêncio", escreve Clare na página, acrescentando que qualquer doação acima do valor pedido será usada para lançar uma campanha nacional antibullying e dar início a uma ação legal contra o que ela descreveu como "as instituições que falharam" perante o filho. 

Clare revelou que o tormento do filho começou poucos dias após o arranque letivo de Atreyu numa escola de ensino médio de New South Wales, a 5 de fevereiro. De acordo com um cronograma detalhado partilhado pela atriz, Atreyu teria sido mantido debaixo de água durante um "incidente violento" num acampamento do 7.º ano. Ela alega ainda que ele também foi submetido a assédio sexual e abuso verbal constante durante o acampamento.

A carregar o vídeo ...

Clare McCann filmou o filho a preparar-se para o primeiro dia de escola

Em meados de fevereiro, a atriz terá pedido uma reunião com os professores, mas foi-lhe negado. No dia seguinte, ela disse que um alto funcionário da escola descartou o incidente do acampamento como "reação típica de colegas" e Atreyu acabou por receber uma advertência.

O bullying aumentou, diz ela, com Atreyu a sofrer insultos raciais na escola e provocações verbais relacionadas com a sua aparência e uma condição congénita. O rapaz começou então a faltar à escola "por medo", sendo-lhe dignosticado Transtorno de Stress Pós-Traumático.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8