Alexandra Lencastre admite continuar colada ao rótulo de 'sex symbol' e revela arrependimento: "Fiz muito mal aquele trabalho..."

Atriz assume que ainda enfrenta preconceitos ligados à sua imagem mediática.

26 de janeiro de 2026 às 12:17
Alexandra Lencastre Foto: DR
Alexandra Lencastre Foto: DR
Alexandra Lencastre Foto: Medialivre

1/3

Partilhar

Aos 60 anos, Alexandra Lencastre está de volta ao teatro com a peça 'A Gaivota', de Diogo Infante. A propósito disso mesmo, a atriz concedeu uma entrevista ao 'Observador', onde refletiu sobre a carreira, o tempo que passa a correr e o peso de uma imagem que, admite, continua a persegui-la: a de 'sex symbol'.

Durante a conversa, Alexandra Lencastre reconhece que a forma como foi vista ao longo dos anos nem sempre ajudou a separar o trabalho artístico de rótulos mais superficiais. Ao falar sobre o contacto com gerações mais novas que já não a associam automaticamente a personagens icónicas, a atriz confessa até sentir algum alívio. "De repente, quando percebi que também não me conheciam, achei graça e pensei 'que bom, que liberdade'. Agora vou trabalhar com estas pessoas na novela e não vão ter nenhum preconceito em relação a mim, não vão dizer 'ai, ela fez a 'Ana e os Sete' (2005) e ao mesmo tempo fazia striptease, ou porque já apareceu com decotes muito grandes, ou porque fez coisas muito interessantes, mas também fez um programa que se chamava 'Na Cama Com...' (1993-1994), portanto foi muito atrevida, era sex symbol. Isto às vezes confunde-se com outras coisas…"

Pub

Questionada diretamente sobre se sente que ainda está colada a essa imagem, Alexandra Lencastre não esconde: "Infelizmente, há colegas, imensos jornalistas que, quando estão a conversar comigo, mesmo com um propósito muito definido, lembram-se muito do 'Na Cama Com...', vão buscar muitas vezes a 'Rua Sésamo'. A 'Rua Sésamo' acho uma ternura, claro, e tenho muitas saudades, mas o 'Na Cama Com...', porquê?"

A atriz faz ainda uma autocrítica ao seu desempenho no programa que marcou os anos 90, mas rejeita a ideia de que se tratava de um formato provocador: "De facto, eu não sabia entrevistar pessoas, e fiz muito mal aquele trabalho, acho mesmo que o fiz muito mal, mas tive a sorte de ter convidados maravilhosos e os pedaços que se podem aproveitar daqueles programas, se aquilo fosse tudo editado e se pudesse mostrar… Há coisas maravilhosas. E quando as pessoas falam do 'Na Cama Com...' pensam que era um programa maroto, era um late night show, e não era."

Apesar do julgamento que admite ainda sentir, Alexandra Lencastre garante que hoje lida com isso de outra forma: "Sou julgada, sim, às vezes levo ainda pancada. E outras vezes tenho elogios que até fico sem palavras e sem saber o que responder. E das mais variadas…"

Pub

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar