Atriz brasileira revela ter sido violada aos 18 anos por colega de trabalho
Giovana Cordeiro em entrevista à revista 'Ela' contou momento grave que viveu quando ainda era nova.
A atriz brasileira Giovana Cordeiro revelou, pela primeira vez, que foi vítima de violação aos 18 anos, no início da sua carreira, após aceitar uma boleia de um colega de trabalho.
"Ele ofereceu-se para me levar a casa, aceitei e adormeci no carro. Acordei já na garagem da casa dele. Fiquei em pânico, com medo de ser agredida num sítio onde nem sabia onde estava. Decidi ficar, achando que seria mais 'seguro'. Deitei-me para dormir, mas ele não me deixava descansar. Insistiu e acabou por ter relações sexuais comigo sem o meu consentimento", contou Giovana, em entrevista à revista 'Ela'.
A atriz, de 28 anos, admite que levou anos a compreender que o que viveu foi, de facto, um caso de abuso sexual. Contou ainda que desenvolveu uma infeção recorrente com causas emocionais: "Era como se o meu corpo quisesse me punir ou me alertar para uma necessidade de cura de uma culpa que eu não tinha".
O apoio emocional surgiu da irmã mais velha, Natália: "Quando a Giovana me contou o que viveu, a minha vontade foi fazer um escândalo, exigir justiça. Mas temos de respeitar o tempo de quem sofreu o abuso. Nem sempre a vítima é levada a sério. Estamos aqui por ela e com ela", declarou.
Giovana partilhou ainda que esse e outros episódios desconfortáveis mudaram a forma como lida com situações de vulnerabilidade no trabalho. Recorda que, no início da carreira, um profissional a pressionou para um encontro e ameaçou substituí-la no projeto caso recusasse. Só mais tarde é que reconheceu a situação como uma tentativa de assédio.
Além disso, também passou a ser mais cautelosa na aceitação de cenas de nudez, especialmente após uma imagem sua da série 'Dois Irmãos' ter sido divulgada num site que compila vídeos de atrizes nuas: "Percebi que, ao expor o meu corpo em nome da arte, perco o controlo sobre ele. Por isso, tenho de fazer escolhas que me protejam. A minha integridade vem sempre em primeiro lugar."
Na adolescência, a atriz confessou ter sofrido com inseguranças relativas ao seu corpo: "Era muito magra e tinha vergonha. Cheguei a vestir duas calças para parecer maior e, com 16 anos, fiz a loucura de tomar anabolizantes durante 15 dias. Interrompi o ciclo porque comecei a sentir dores. Hoje em dia, levo a vida com mais leveza."
Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt