Cuca Roseta distinguida por França e namorado a transbordar de orgulho
A distinção reconhece o contributo da fadista para a projeção internacional da cultura.
Cuca Roseta foi distinguida esta quinta-feira, 5 de fevereiro, pelo Ministério da Cultura de França com o título de Chevalière de l’Ordre des Arts et des Lettres, uma das mais prestigiadas condecorações culturais atribuídas pelo Estado francês. A fadista partilhou a emoção nas redes sociais, classificando o momento como "uma honra sem limites" e um reconhecimento que sente como sendo também de todos os portugueses.
A fadista sublinhou a importância da distinção, vinda de um país "com uma história de cultura riquíssima" e que considera "a porta de entrada para o mundo nas Artes". "Esta é uma distinção para todos vocês portugueses que me seguiram e me ouviram, me embalaram e me levaram a crescer enchendo os meus concertos do vosso carinho, da vossa atenção, das vossas palmas, esse quente que levei para fora na minha voz, com a confiança e a certeza de um país forte e enraizado na vibração de uma canção inédita que é seta nos corações independentemente da língua. Esta distinção é a memória, a tradição a vencer, o prestígio e o futuro do Fado no mundo", escreveu.
No mesmo testemunho, Cuca Roseta lembrou nomes maiores da cultura portuguesa que também tiveram forte ligação a França, como Amália Rodrigues, Fernando Pessoa, Manoel de Oliveira e Júlio Pomar.
A cerimónia de entrega das insígnias realizou-se na Embaixada de França, em Lisboa, e na véspera do lançamento do seu novo álbum inteiramente cantado em francês, intitulado 'Douce France'.
Quem não deixou de congratular Cuca Roseta foi o namorado 'babado' Manu Rodrigues. "Que orgulho enorme", escreveu na caixa de comentários, acompanhando de emojis de palmas.
Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt