Filha de Pinto da Costa ataca o irmão

O antigo líder do FC Porto pediu à família para não fazer homenagens póstumas, mas Alexandre contraria essa vontade.

13 de setembro de 2025 às 18:09
Joana Pinto da Costa Foto: João Ribeiro/movephoto
Alexandre, Nuno (neto), Pinto da Costa e Joana Foto: DR
Alexandre Pinto da Costa
post de Joana Pinto da Costa

1/4

Partilhar

Jorge Nuno Pinto da Costa foi homenageado na terceira edição da Liga Portugal Awards, que decorreu na quarta-feira, onde lembraram os tempos em que presidiu ao organismo que tutela o Futebol Profissional – entre 1995 e 1996 - e aos 42 anos como líder do FCPorto.

O filho, Alexandre Pinto da Costa, foi ao palco no momento da homenagem e discursou: “É muito difícil para mim fazer a mais pequena homenagem que seja ao maior dirigente da história do futebol. E não foi o maior dirigente da história do futebol pelos números, pelos troféus que conquistou. Foi um grande dirigente desportivo porque dedicou mais de 60 anos, nos quais abdicou de muitas das coisas boas da vida, em prol da causa desportiva”.

Pub

A verdade é que num post de um adepto que publicou uma imagem desse momento, lembrando que o antigo presidente dos dragões não queria homenagens póstumas, Joana Pinto da Costa escreveu “o circo continua”. Alexandre já tinha estado numa outra cerimónia em maio e a família não gostou.

Pub

O filho de Pinto da Costa contraria assim aquilo que o pai pediu em vida, e até deixou escrito no livro que lançou meses antes de morrer: “Depois de partir para a eternidade, não quero que nenhum familiar, amigo ou seja quem for possa vir a receber qualquer condecoração a título póstumo. Quem me não deu valor em vida não mo vai dar depois de morto. Não. Até porque morrer não merece condecoração”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar