Herança milionária: Francisco Pinto Balsemão deixou mais de 300 mil euros a funcionários
O fundador da SIC e do 'Expresso' não esqueceu o motorista e antigas colaboradoras no seu testamento.
Francisco Pinto Balsemão morreu no dia 21 de outubro de 2025, aos 88 anos. Segundo avança a revista 'Sábado' (já nas bancas), o fundador da SIC e do 'Expresso' ao longo da vida fez seis testamentos, o primeiro aos 28 anos. Mas foi no último, assinado a 6 de fevereiro de 2020, que deixou mais clara a forma como valorizava quem o acompanhou de perto. Além da família, Balsemão destinou mais de 300 mil euros a vários colaboradores de confiança.
A figura mais marcante é José Sousa, o fiel motorista com quem trabalhou durante 33 anos. Balsemão deixou-lhe 100 mil euros, valor a ser atualizado à data da sua morte, hoje cerca de 116 mil euros. A relação entre ambos ia muito além do protocolo: Sousa era a primeira pessoa a quem Balsemão mostrava os novos programas da SIC, e o seu parecer era levado a sério. Viajavam sempre lado a lado, partilhavam conversas, e não era raro que o patrão lhe dissesse para trocar de lugar para poder conduzir nas viagens longas.
Mas o motorista não foi o único protegido. O ex-líder da Impresa destinou ainda parte da sua herança a duas antigas funcionárias, Maria José e Margarida. A primeira recebe um conjunto de apoios substancial: até 70 mil euros para comprar casa, outros 50 mil euros em dinheiro e, sobretudo, uma pensão vitalícia equivalente a duas vezes o salário mínimo, atualmente 1 740 euros mensais. Margarida, outra amiga próxima, é contemplada com 100 mil euros. Todos estes montantes deveriam ser atualizados até à data da morte de Balsemão.
Balsemão deixou ainda a casa na Quinta da Marinha, em Cascais, à mulher, Mercedes Balsemão, e a remanescente quota disponível da sua herança, incluindo o grupo Impresa, dona da SIC, aos filhos: Francisco Pedro, Francisco Maria, Mónica, Henrique e Joana.
Leia todos os pormenores sobre os vários testamentos de Francisco Pinto Balsemão na 'Sábado'.
Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt