page view

Gesto de Pedro Passos Coelho no velório de Francisco Pinto Balsemão deixa todos surpreendidos

O antigo primeiro ministro recusou privilégios e esteve mais de uma hora na fila para se despedir do fundador da SIC.

24 de outubro de 2025 às 20:15

Na noite de quarta-feira, 22 de outubro, o Mosteiro dos Jerónimos recebeu o velório de Francisco Pinto Balsemão, uma cerimónia marcada por grande comoção e pela presença de várias figuras da política, da televisão e das artes.

Entre os presentes esteve Pedro Passos Coelho, que protagonizou um gesto de humildade que não passou despercebido. O antigo primeiro ministro esperou mais de uma hora na fila para prestar homenagem ao fundador da SIC e recusou qualquer tratamento preferencial.

"Fez questão de ficar na fila durante mais de uma hora, esteve desde as 18h30 até às 20h00, sem que ninguém dali o conseguisse arredar", contou o jornalista Pedro Coelho, da SIC, acrescentando que, mesmo após ser informado de que poderia passar à frente "na sua qualidade de antigo Primeiro-Ministro e não precisar de ficar na fila", Passos Coelho optou por permanecer na fila como qualquer outro cidadão.

Depois de confortar a família, o ex-governante falou à imprensa, lembrando o legado de Balsemão: "Foi um homem que remou muito e contribuiu muito para acelerar o reconhecimento por parte de instituições portuguesas e da cultura democrática portuguesa dos direitos humanos, e isso merece ser sublinhado também. Muitas pessoas esquecem-se às vezes dessa dimensão, em particular no que respeita às mulheres."

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8