Já se sabe quem foi coroada Miss Universo e... vinha de uma polémica
Vencedora tinha sido chamada de "burra" no início do mês por um dos organizadores.
Depois de se ter envolvido numa polémica com um dos diretores do concurso, a mexicana Fátima Bosch conquistou, esta sexta-feira, o título de Miss Universo 2025 em Bangkok, na Tailândia. Bosch conquistou o título numa final que reuniu representantes de mais de 120 países. O Top 5 do concurso incluiu as Miss Costa do Marfim, Miss Venezuela, Miss Filipinas e Miss Tailândia.
De recordar que, no início do mês, Fátima Bosch se desentendeu com um dos executivos do concurso, num episódio que teve repercussões mundiais. Nawat Itsaragrisil repreendeu a candidata em público por esta alegadamente não participar em conteúdos promocionais do Miss Universo. Perante dezenas de concorrentes, chamou a segurança e ameaçou mesmo que afastaria quem a apoiasse. Só que Bosch abandonou a sala, seguida por outras candidatas, numa atitude que foi mesmo elogiada pela presidente do México Claudia Sheinbaum que a considerou um "exemplo de como as mulheres devem reagir perante agressões".
A repercussão levou a Organização Miss Universo a intervir e a enviar uma equipe internacional para assumir a coordenação do concurso. O presidente Raul Rocha Cantú criticou duramente Nawat Itsaragrisil, afirmando que este tinha “humilhado, insultado, demonstrado falta de respeito”, cometendo ainda o “grave abuso” ao chamar seguranças contra “uma mulher indefesa”.
Mais tarde, Fátima Bosch comentou o episódio em entrevistas, relatando que foi chamada de “burra” e que o diretor “não foi respeitoso”. Em espanhol, acrescentou: “Tenho um propósito, muitas coisas a dizer e a fazer. Estamos no século XXI — não sou uma boneca para ser maquiada, penteada e vestida.”
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt