page view

Apreensão recorde em alto mar: Oito toneladas de cocaína vinham para Portugal

PJ, Marinha, Força Aérea e Autoridade Marítima em megaoperação. Dois barcos de pesca apreendidos e 10 brasileiros detidos.

21 de novembro de 2025 às 19:06

Uma operação conjunta da Polícia Judiciária, Marinha e Força Aérea resultou, nas últimas horas, naquela que será a maior apreensão de sempre de cocaína em Portugal: o balanço final pode chegar às oito toneladas. A droga estava em dois barcos de pesca, tripulados por 10 brasileiros, apanhados entre a Madeira e os Açores. As embarcações, que foram abordadas por elementos das Ações Especiais da Marinha que partiram de uma fragata, estão a ser levadas para o Funchal, sabe o CM.

A investigação coordenada pela Unidade de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ iniciou-se com base em informação remetida pelo Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N), a qual dava conta de um possível transporte de produto estupefaciente, por via marítima, que se encontrava já em curso com destino a Portugal, destacam as autoridades. A cocaína terá sido carregada ao largo da costa do Brasil e seria transbordada para lanchas rápidas no meio do Atlântico.

"Nesta operação foi empenhado um vasto conjunto de meios da Marinha, pertencentes à Componente Naval do Sistema de Forças, da Autoridade Marítima Nacional, da Força Aérea e elementos da Polícia Judiciária, no sentido de intercetar as embarcações, evitando que as mesmas pudessem efetuar o transbordo dos fardos de cocaína para embarcações de alta velocidade", referem as autoridades.

A investigação contou, ainda, com a colaboração Polícia Federal do Brasil, e das agências dos Estados Unidos da América e o Reino Unido.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8