Morte do forcado Manuel Trindade gera onda de homenagens sentidas

O forcado de 22 anos do Grupo de São Manços morreu após um violento embate durante uma pega no Campo Pequeno.

24 de agosto de 2025 às 19:10
Manuel Trindade Foto: Direitos Reservados
Forcado Manuel Trindade Foto: João Dinis
Forcado Manuel Trindade Foto: João Dinis

1/3

Partilhar

A tragédia que abalou o mundo taurino português continua a provocar comoção. Manuel Trindade, forcado de apenas 22 anos do Grupo de Forcados Amadores de São Manços, não resistiu aos graves ferimentos sofridos na corrida desta sexta-feira no Campo Pequeno e morreu este sábado, no Hospital de São José.

A notícia deixou em choque não só o universo da tauromaquia como também diversas figuras públicas. O cavaleiro espanhol Diego Ventura lamentou a perda: "Em nome de Diego Ventura e toda a sua equipa, apresentamos as nossas condolências e solidariedade aos colegas e à família do forcado Manuel Maria Trindade. Descanse para sempre, Manuel, toureiro."

Pub

Outro cavaleiro, Luís Rouxinol, recordou o jovem com palavras de admiração: "Um forcado de enorme valor, um bom miúdo e elemento de um Grupo por quem tenho muita estima e amizade".

Da sua terra natal chegaram igualmente mensagens de pesar. A Associação do Centro Infantil de São Manços evocou o legado do forcado: "A Associação Centro Infantil de São Manços expressa os mais sinceros sentimentos à família, amigos e ao Grupo de Forcados Amadores de São Manços pela perda de um dos seus Homens, Manuel Trindade. A sua história e legado ficarão para sempre na memória de todos nós. Obrigado pela história que também escreveste na Associação."

A vereadora de Évora, Florbela Fernandes, manifestou solidariedade à família e ao grupo de forcados, enquanto a jornalista Tânia Laranjo destacou, nas redes sociais, a dureza da perda e a crueldade de alguns comentários: "Morreu ontem no Campo Pequeno. Tinha família, sonhos, e cometeu o imperdoável erro de ser vulnerável num mundo de heróis de teclado. Nas caixas de comentários, desfila-se a coragem habitual: insultos, julgamentos e zero empatia — tudo com a segurança de quem nunca arrisca nada, nem a dignidade. Os meus pêsames a quem o amava. Aos outros: desejo que sejam capazes de enfrentarem a sua própria mediocridade. PS. Nunca fui a uma tourada!"

Pub

Além-fronteiras, a Fundación del Toro de Lídia, em Espanha, associou-se às homenagens, endereçando os pêsames à família, amigos e companheiros.

Recorde-se que Manuel Trindade ficou gravemente ferido durante a pega a um touro da ganadaria Vinhas, com 695 quilos. Na primeira tentativa, embateu violentamente contra as tábuas da trincheira, junto aos curros, ficando inanimado. Desde a entrada no hospital esteve em "morte cerebral" e, após uma paragem cardiorrespiratória, os médicos já não conseguiram reverter a situação.

Pub
Pub

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar