Sétima Arte: ‘Maldito United’
Brian Clough é uma lenda do futebol. Retrato de um treinador feroz com carreira polémica mas vencedora.
Em Inglaterra dá rosto a estátuas e nome a ruas e a um pequeno torneio de futebol. Brian Clough (1935-2004) foi um excêntrico treinador britânico que levou dois pequenos clubes rivais ao estrelato nos anos 60 e 70. Pelo meio treinou o Leeds United, numa explosiva passagem de 44 dias pelo clube que deixou marcas pela postura implacável.
Baseado no livro de David Peace ‘Maldito United’, é futebol... mas não só para os fanáticos do sexo masculino. Ou não fossem os protagonistas donos de corpos esbeltos e atléticos, malabaristas a rasgar os relvados...
JUSTICEIRO
Contratado em Julho de 1974 para substituir Don Revie (que então se mudou para a selecção), Clough alvoroçou o clube e os fãs: além do assumido desprezo pelo antecessor, o técnico não se poupou a críticas ao estilo de jogo do clube, que considerava sujo e agressivo. E deixou na prateleira muitos emblemáticos do Leeds, em nome de um futebol honroso.
O polémico treinador acabaria despedido mas voltaria ao sucesso pela porta grande, levando o pequeno Nottingham Forest à vitória no campeonato inglês e ao título de campeão da Europa no final dos anos 70. Uma carreira cheia de vida e de estórias para contar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt