page view

A queda de Joe Berardo que deve quase mil milhões de euros à banca

Em 2007, era o quinto homem mais rico do País, mas agora corre o risco de ver os seus bens penhorados pelo estado português. Saiba como o madeirense tenta salvar a sua fortuna...

19 de maio de 2019 às 13:32

Nas últimas semanas, Joe Berardo tem estado no centro de todas as atenções... e não pelos bons motivos.

O empresário de 75 anos é acusado de dever quase mil milhões de euros a três bancos - BCP, Caixa Geral de Depósitos(CGD) e Novo Banco - e corre o risco de ver muitos dos seus bens penhorados, inclusive a sua famosa coleção de arte - uma das melhores e mais ricas coleções privadas da Europa.

Ainda assim, o madeirense esteve no Parlamento e garantiu que não deve nada a ninguém.

Em 2007, Joe Berardo foi considerado o quinto homem mais rico do país e já na altura lhe tinha sido atribuído o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Tinha negócios em várias áreas, como a Quinta da Bacalhôa, a Fundação Berardo e a Metalgest.

Era também dono de uma posição de 7% no BCP, que comprou com créditos concedidos pelos três bancos que agora reclamam a dívida. Só que estes créditos não foram feitos em seu nome, mas sim em nome de outras entidades, como a Fundação Berardo, uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), ou a empresa Metalgest. Daí Berardo afirmar que não deve nada a ninguém.

O estatuto de que o madeirense gozava na altura terá levado a Caixa, o BCP e o Novo Banco a concederem-lhe estes créditos sem acautelar as devidas garantias. O empresário acabou depois por dar a sua coleção de arte como garantia, no entanto, agora afirma que também estas obras (avaliadas em mais de 315 milhões de euros) não são suas. Pertencem todas à Associação Coleção Berardo.

Uma das estratégias dos três bancos, que iniciaram uma ação judicial conjunta para exigir 962,16 milhões de euros (Berardo deve-lhes 980 milhões), será então a de provar que o comendador é o último beneficiário das empresas que estão na sua esfera, e conseguir penhorar alguns dos seus bens para minimizar os danos.

Ao contrário do que muitos possam pensar, Joe Berardo não nasceu em berço de ouro. É natural do Funchal e o seu verdadeiro nome é José Manuel Rodrigues Berardo. Assim que atingiu a maioridade, emigrou para Joanesburgo, na África do Sul (onde ganhou o nome pelo qual é conhecido).

Fez fortuna no negócio do ouro e dos diamantes e regressou a Portugal nos anos 80. Foi ainda em terras africanas que conheceu a mulher, Carolina Conceição, com quem se casou em 1969, e da qual tem dois filhos, Renato e Cláudia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8