page view

Almeno Gonçalves: O desejo de ser padre, a passagem pelo andebol e a carreira na TV

Ator morreu esta quinta-feira, aos 66 anos, vítima de cancro no cólon.

27 de novembro de 2025 às 20:57

Em criança chegou a ter o sonho de ser padre por influência de um sacerdote franciscano que lhe dava catequese, mas foi graças a uma professora de história, que se rendeu à representação. Dizia que era movido a curiosidade, assumia-se pouco ambicioso, um homem de paixões, "estupidamente romântico" e reconhecia como grande defeito "olhar as pessoas nos olhos". Almeno Gonçalves, um dos atores que maior currículo tem em televisão com a participação em mais de 60 produções, entre séries e novelas, morreu esta quinta-feira, aos 66 anos. Estava internado no Hospital S.Francisco Xavier, em Lisboa, onde lutava com um cancro no cólon diagnosticado em setembro. Vivia há 18 anos uma relação com Patrícia Pinheiro, 33 anos mais nova, que dizia ser a mulher da sua vida e o seu 'jackpot' (com ela chegou a contracenar). Deixa uma filha, Francisca, (fruto da relação com Rita Salema), filha essa com quem mantinha uma relação fria. “Nunca tive assim uma grande conversa com a minha filha, e gostava de ter um dia", admitia em 2021 no programa 'Alta Definição' da SIC.

Nascido em Braga, foi na igreja que começou a representar, então nas festas de Natal. Depois de ter passado pelo andebol federado de Braga (ABC) e de ter percebido que os treinos não eram compatíveis com os ensaios (em Braga fundou alguns grupos de teatro), rumou a Lisboa para tirar o curso de teatro da Comuna, isto numa altura em que os pais não apoiavam por completo a sua opção. Ali estreou-se como actor profissional em peças como 'Má Sorte ter Sido Puta' ou 'Um Elétrico Chamado Desejo'. A sua carreira em televisão começou em 1987 em 'Estrada Larga', tendo no ano seguinte feito uma participação em 'Duarte em Companhia'.

Dos vários projetos no pequeno ecrã, destaque para 'O Bando dos Quatro' (1993), 'Camilo e Filho' (1995), 'Jornalistas' (1999), 'Jardins Proibidos' (2000), 'Olhos de Água' (2001), 'Morangos com Açúcar' (2003), 'Mar de Paixão' (2010)  ou 'A Herdeira' (2017). Fez também parte do elenco de 'Alguém Perdeu', novela da CMTV. Esteve oito anos no elenco dos 'Malucos do Riso', série humorística que dizia que tinha estigmatizado alguns colegas seus que depois disso pouco trabalho conseguiram. Em 2021 escreveu e produziu a série ‘Vento Norte’ (RTP). Estava previsto integrar o elenco da próxima novela da TVI, ‘Amor à Prova’, mas a doença não o permitiu. O seu último trabalho para televisão tinha sido na novela 'Cacau', da TVI, em que dava vida a personagem de Albano. O velório do ator está marcado para esta sexta-feira de manhã, na Igreja de Miraflores, em Oeiras. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8