page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Refúgio Proibido Um refúgio. Dois corações. Mil segredos.

António Cordeiro doente sem trabalho nem dinheiro

Ator sofre de Paralisia Supranuclear Progressiva, uma doença degenerativa que não tem cura.

23 de outubro de 2018 às 01:30

O CM e a CMTV vão apoiar as iniciativas solidárias que visam angariar fundos para ajudar o ator António Cordeiro, que há alguns meses foi diagnosticado com uma Paralisia Supranuclear Progressiva (PSP), uma doença degenerativa e sem cura. Um jantar solidário reunirá amigos dia 26 de outubro, pelas 20h00, no salão dos Bombeiros Voluntários de Sul e Sueste, no Parque Empresarial da Quimiparque, no Barreiro; e a 2 de novembro será a vez de artistas consagrados darem um concerto na Casa da Cultura da Quimiparque, pelas 20h00. Todas as informações estão disponíveis na página de Facebook ‘Solidariedade António Cordeiro’.

Em conversa com o CM, o ator, de 59 anos, reconhece que a doença o apanhou desprevenido "na curva da vida", mas garante sentir-se "cheio de projetos e de vontade de fazer coisas". Só que a sua realidade fisiológica é bastante diferente da sua vontade: "Não fiz nada de mal para que esta doença me acontecesse, fui apanhado por ela. Hoje, a minha história é viver cada dia como mais um e pensar como sobreviver". Os médicos não lhe deram "nem esperança, nem um prazo de vida", conta. "É deixar correr a ver quanto dura", diz ainda o artista, que vimos pela última vez em televisão na novela ‘Espelho d’Água’, da SIC, em 2017.

Questionado sobre se, antes de sofrer de PSP - que se assemelha a Parkinson e demência -, já tinha pensado na morte, António responde que sim, e que, para si, "a ideia de morrer é a de deixar de estar com quem mais importa".

O ator revela também que se informou muito bem sobre esta patologia, mas reconhece já ter esquecido tudo o que leu. "Acho que é preferível. Para mim, a coisa mais importante na vida é sentir este carinho dos familiares, dos amigos e dos fãs", diz, acrescentando: "Acredito que as pessoas me dão valor e me apoiam. Sinto-me apoiado pela CMTV e é uma sensação fantástica. Significa que esta casa é muito humana e que está disposta a apoiar os artistas que passam dificuldades", remata.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Vidas

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8