page view

Ator António Cordeiro morre após longa batalha contra doença degenerativa

Ator faleceu aos 61 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

30 de janeiro de 2021 às 22:06

António Cordeiro morreu este sábado, aos 61 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde tinha sido internado há um dia, com complicações decorrentes da doença degenerativa de que sofria.

A notícia foi confirmada ao CM pela mulher, Helena Cordeiro, que não escondeu o momento de grande dor que atravessa. "É verdade, ele foi internado ontem e falaceu hoje", disse, sem conter as lágrimas.

Também a atriz Isabel Medina, amiga do ator, lamentou a perda ao CM e confirmou que não foi a Covid-19 a causa da morte de António Cordeiro, que se encontrava a viver na Casa do Artista há mais de um ano. "Ele já estava muito debilitado, mas não foi Covid", disse, de voz embargada. Já nas redes sociais, prestou uma homenagem ao ator, com quem trabalhou em diversas ocasiões. "Obrigada por te teres cruzado no meu caminho e até sempre", escreveu.

Foi há cerca de três anos, recorde-se, que António Cordeiro foi diagnosticado com Paralisia Supranuclear Progressiva, uma doença degenerativa rara e incurável, que afeta a capacidade de locomoção e a fala. Ao longo dos últimos anos, o seu estado foi-se deteriorando e há mais de um teve mesmo de ser internado na Casa do Artista, contando sempre com o apoio da mulher, com quem estava junto há mais de 20 anos.

No ano passado, a sua saúde já estava bastante frágil e em maio teve de ser internado no Hospital de Santa Maria, com uma infeção pulmonar. Na altura, passou mais de um mês hospitalizado, mas conseguiu recuperar e regressou à Casa do Artista, onde se encontrava a viver.

"O prognóstico era muito reservado. 

 Inclusive, disseram-me que, se houvesse uma paragem cardiorrespiratória, não o reanimariam devido à doença dele", disse, na altura a mulher, acrescentando que o seu estado era muito delicado. "O António não está pior, o António não está melhor, o António está na mesma. Continuamos na luta em que sempre estivemos.De há uns meses para cá, voltou a fazer neurofisioterapia e já consegue ficar de pé".

No ano passado, a sua saúde já estava bastante frágil e em maio teve de ser internado no Hospital de Santa Maria, com uma infeção pulmonar. Na altura, passou mais de um mês hospitalizado, mas conseguiu recuperar e regressou à Casa do Artista, onde se encontrava a viver.

"O prognóstico era muito reservado. Disseram-me várias vezes que o António não ia sobreviver. Inclusive, disseram-me que, se houvesse uma paragem cardiorrespiratória, não o reanimariam devido à doença dele", disse, na altura a mulher, acrescentando que o seu estado era muito delicado. "O António não está pior, o António não está melhor, o António está na mesma. Continuamos na luta em que sempre estivemos.De há uns meses para cá, voltou a fazer neurofisioterapia e já consegue ficar de pé".

Na altura, Helena revelou também a grande fragilidade que sentia pelos anos difíceis de luta. "Não sou a supermulher, não sei até quando consigo aguentar isto, mas, enquanto conseguir, vou fazendo".

António Cordeiro, recorde-se, estreou-se em 1987 na TV em 'Duarte e Companhia'. Passou por todos os canais em novelas como 'Laços de Sangue', 'Depois do Adeus', 'Mar Salgado',  'Morangos com Açúcar' e 'Inspetor Max'. Do seu percurso destacam-se ainda várias participações cinematográficas e no teatro. Casado com Helena há mais de 20 anos, o ator não teve filhos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8