page view

Ex-príncipe André e Sarah Ferguson podem ser presos e expulsos do Reino Unido

Após perderem os títulos reais, o irmão de Carlos III e a ex-mulher podem enfrentar agora acusações criminais.

10 de novembro de 2025 às 21:09

Após perder todos os títulos reais, o ex-príncipe André e a sua ex-mulher, Sarah Ferguson, poderão enfrentar agora acusações criminais e até serem expulsos do Reino Unido, segundo o historiador e especialista em realeza Andrew Lownie. Autor do livro 'Entitled: The Rise and Fall of the House of York', Lownie explicou que as investigações poderão focar-se em alegadas práticas irregulares enquanto servidor público e no uso indevido de fundos de instituições de caridade.

"O André será acusado de vários crimes públicos e má conduta em cargo público. Ele provavelmente vai para a prisão. O caso contra ele é bem claro. Ele está acabado", afirmou o especialista em entrevista ao site 'NewsNation'. Lownie acrescentou que o irmão do Rei Charles III "não será acusado de tráfico sexual, mas sim de má conduta financeira", referindo-se ao período em que André foi chanceler comercial do Reino Unido, entre 2001 e 2011.

Quanto a Sarah Ferguson, o historiador explicou: "Ela basicamente tem usado as instituições de caridade para ganhar dinheiro. Então ela também vai se meter em encrenca por isso". De acordo com Lownie, ambos poderão deixar o país: "O André provavelmente vai acabar nos Emirados Árabes Unidos, como Juan Carlos [ex-rei da Espanha], e, quanto à Fergie, ela provavelmente vai morar em Portugal ou na Suíça, mas mantendo uma pequena presença em Londres com a ajuda de amigos."

A retirada dos títulos de André e do direito de permanecer no Royal Lodge, residência nos terrenos de Windsor, foram anunciadas a 30 de outubro pelo Palácio de Buckingham. A medida surge após a publicação recente do livro de memórias de Virginia Giuffre, 'Nobody's Girl: A Memoir of Surviving Abuse and Fighting for Justice', onde são retomadas as alegações que ligam André à rede criminosa do financista Jeffrey Epstein, condenado por pedofilia, algo que o ex-príncipe sempre negou.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8