page view

Influencer francês morre durante transmissão em direto

Sujeitava-se a sessões de tortura física e psicológica, como a privação do sono. Tinha 46 anos.

20 de agosto de 2025 às 11:00
A carregar o vídeo ...

Influencer francês morre durante transmissão em direto

Conhecido por ‘Jean Pormanove’ ou simplesmente ‘JP’, Raphael Graven tinha centenas de milhares de seguidores na plataforma australiana Kick, semelhante à rede social Twitch. Nos seus vídeos, o influencer era submetido a situações de humilhação e extrema violência, verdadeira tortura física e psicológica, como a privação de sono, principalmente por parte dos seus parceiros de conteúdo, ‘Naruto’, ‘Safine’. Morreu em direto, na madrugada de segunda-feira, enquanto dormia. As imagens mostram JP deitado na cama, sobre um edredão, inconsciente, sem qualquer reação. Num momento ainda não determinado, se antes ou após a sua morte, é possível ver dois outros homens. Um deles atira uma pequena garrafa de plástico na direção de Raphael. A transmissão foi cortada no na altura em que se percebeu que JP tinha partido.

O ministério público francês já abriu uma investigação à sua morte, que ocorreu perto de Nice, e pediu a realização de uma autópsia. Segundo as autoridades judiciais, poderá estar em causa um crime de “ofensas à integridade física”, agravadas pelo resultado.

Também a Kick, através de um porta-voz, disse estará “ rever urgentemente as circunstâncias" em que ocorreu a tragédia e manifestou-se disponível para colaborar com a justiça, ao mesmo tempo que lamenta o sucedido. "Estamos profundamente tristes com a perda de Jeanpormanove e estendemos nossas condolências à sua família, amigos e comunidade", disse, o comunicado. Lembra, ainda, que as suas orientações são "projetadas para proteger os criadores" e que está "comprometida em manter esses padrões em toda a plataforma"

A propósito da morte de JP, a comissária francesa para a Infância, Sarah Hairy, lembrou, no X, que "as plataformas têm uma imensa responsabilidade na regulamentação do conteúdo online para que os nossos filhos não sejam expostos a violência".

Ex-militar, o streamer francês, que deu os primeiros passos nas redes sociais em marco de 2020, no Tik Tok, tinha 46 anos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8