page view

Juan Carlos quebra o silêncio sobre a morte do irmão e lamenta abandono do filho, Felipe VI

No seu livro de memórias, o rei emérito de Espanha fala sobre o fatídico dia em que disparou uma arma e atingiu o seu irmão mais novo, Alfonso, e da sua relação com o filho.

07 de novembro de 2025 às 09:40

O antigo rei de Espanha, Juan Carlos I, revelou sentir-se abandonado e incompreendido pela própria família, incluindo o filho, rei Felipe VI, no seu novo livro de memórias, 'Reconciliação'. A obra, escrita em conjunto com a jornalista francesa Laurence Debray, chegou esta quinta-feira às livrarias em França e será publicada em espanhol em dezembro.

Na autobiografia, o monarca emérito, de 87 anos, lamenta que tanto os amigos como o filho lhe tenham "virado as costas". Apesar de reconhecer que Felipe "tem de ser firme como rei", confessa ser difícil aceitar que ele se mostre "insensível como filho".

Contudo, um dos capítulos mais marcantes, intitulado 'A tragédia', aborda o acidente de 1956 em que o então jovem príncipe atingiu mortalmente o irmão Alfonso, de apenas 14 anos, quando ambos "brincavam" com uma pistola na casa da família em Portugal. "Não me recuperarei desta tragédia. A sua gravidade vai acompanhar-me para sempre. Tínhamos retirado o cartucho. Não fazíamos ideia de que ainda havia uma bala na arma", recorda.

"Foi disparado um tiro para o ar, a bala fez ricochete e atingiu o meu irmão diretamente na testa. Ele morreu nos braços do nosso pai", explicou ainda Juan Carlos, afirmando pensar no episódio "todos os dias" e sentir a falta do "amigo e confidente".

Com 512 páginas, 'Reconciliação' traça um retrato íntimo do antigo rei, que expressa o desejo de regressar definitivamente a Espanha e de ser sepultado com honras de Estado. 

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8