page view

Linda de Suza ganha rotunda com o seu nome em França

Cantora portuguesa, que morreu em 2022, foi homenageada pelo país para o qual emigrou.

07 de outubro de 2025 às 15:09

A cidade de Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris, quis prestar homenagem a Linda de Suza e deu o seu nome a uma rotunda. A cerimónia realizou-se este domingo, 5 de outubro, no cruzamento da Rua Bernau com a Avenida Ambroise Croizat - não muito longe da escultura 'Venho de ti', que presta homenagem aos portugueses que fugiram para França para escapar à ditadura de Salazar na década de 1970 - de forma a "celebrar a memória e o legado" da cantora.

Linda de Suza, que morreu em 2022, aos 74 anos, era uma figura proeminente na comunidade portuguesa de Champigny-sur-Marne, onde chegou em 1969 com o filho João. A câmara municipal local decidiu batizar a rotunda com o nome da artista "em reconhecimento da sua carreira e influência cultural".

A data de 5 de outubro também faz referência à história de Portugal. "A data escolhida não é insignificante", reconhece a cidade numa publicação no Instagram. "Corresponde ao aniversário da República Portuguesa, uma homenagem simbólica à história e às raízes da artista".

A cerimónia de homenagem contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Laurent Jeanne, o filho da cantora, João Lança, e as sobrinhas dela, Ana Blasi da Silva e Virginie da Silva Blasi, esta última presidente da Associação Clube de Fãs Oficial de Linda de Suza. Além disso, estiveram presentes o embaixador de Portugal, Francisco Ribeiro de Menezes, e a cônsul-geral de Portugal em Paris, Mónica Lisboa.

A iniciativa envolveu ainda as associações Club-Fans Officiel de Linda de Suza, Les Amis du Plateau e APSCR – Maison du Portugal, que se juntaram a este tributo.

De acordo com a Rádio Alfa, Laurent Jeanne anunciou que será instalada uma estátua de Linda de Suza na rotunda que recebeu o seu nome.

A carregar o vídeo ...

lesamisduplateau_1673208874_3011414998186174631_13806827587.mp4

Natural de Beringel, no Alentejo e emigrada em França desde jovem, Linda de Suza deixou o bairro de lata onde vivia em Champigny-sur-Marne em 1973 para ir a Paris, onde se tornou uma "cantora icónica de origem portuguesa que influenciou várias gerações com a sua voz e dedicação artística". Durante a década de 1980 conheceu o sucesso graças a canções como 'Tiroli Tirola' ou 'Un Portugais'.

Em 1984, publica o romance autobiográfico 'La valise en carton' (A mala de cartão), que acabou por inspirar, mais tarde, uma peça de teatro e uma série televisiva. Em Portugal nunca conseguiu igualar o sucesso que teve em França, queixando-se de ter sido defraudada pelo mundo do espetáculo, o que a terá deixado com graves dificuldades financeiras.

Linda de Suza viria a morrer a 28 de dezembro de 2022, em Gisors, na Normandia, onde estava internada na sequência de uma insuficiência respiratória causada pela Covid-19.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8