page view

Mariiana: a nova estrela dos 'Morangos' brilha também no palco

Tem apenas 19 anos mas desde tenra idade que tem dado passos firmes e seguros no mundo artístico.

29 de novembro de 2025 às 10:41

Gosta de se apresentar como "uma atriz que também sabe cantar" e não como uma "cantora que também representa" porque, na verdade, é na representação que residem quase todos os sonhos do seu Mundo. Mariiana Venâncio - que dobrou a vogal do nome porque "já havia 'outra' com o mesmo nome na internet", conforme explicou à Vidas - começou cedo a dar cartas no mundo artístico. A menina que descobriu e aprimorou os seus dores vocais a cantar no Coro de Santo Amaro de Oeiras, já representou Portugal ao mais alto nível e dá agora cartas na série juvenil 'Morangos com Açúcar'. 

"Fazer parte do Coro de Santo Amaro de Oeiras foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida, porque foi aí que aprendi a cantar, que fiz muitos amigos. Recomendo a toda a gente! E abriu-me as portas a outras oportunidades, como a participação no Eurovisão Júnior, em 2017, que foi uma experiência única", recordou.

O concurso abriu-lhe então portas para se estrear num outro campo: o das dobragens. Há seis que é a voz da boneca Gabby da série infantil 'A Casa de Bonecas da Gabby'. "Comecei a dobrar com 12 anos. Faço as vozes das personagens e canto as suas canções. Adoro fazer dobragens e, além disso, permitiu-me ganhar maturidade vocal", reconhece.     

Agora, na novela juvenil da TVI 'Morangos com Açúcar', dá vida a Mariana, personagem com a qual, sem espaço para coincidências, partilha o nome. "No início será suposto a minha personagem ter outro nome completamente diferente mas como era alguém que também ia cantar no contexto da série e fora dela, optou-se por manter o mesmo, para não fazer confusão às pessoas", explicou a jovem atriz de 19 anos.

O projeto televisivo surgiu depois de se ter estreado em 'Amor Amor' e de ter participado na série 'Salto de Fé'. "Tem sido uma experiência ótima e uma grande aprendizagem. Com os 'Morangos', e sobretudo com a ajuda do Marco Medeiros, o nosso diretor de atores. Aprendi a abordar a representação de outra forma e a trabalhar melhor as minhas personagens conta", confessa.

É na representação que se vê a dar passos seguros e cada vez mais significativos no futuro mas, a par com o sucesso na trama juvenil da TVI, vai gerindo outros sonhos, como o da música. "Há pouco tempo escrevi a letra do meu primeiro single, que se chama 'Folha em Branco'. É uma canção sobre o nosso dever de lutarmos por aquilo que queremos", revela.

No Meo Arena, no espetáculo 'Cantar Morangos', apresenta vários temas, entre os quais o seu primeiro original. Gostava que fosse "o primeiro de muitos" a serem lançados, quem sabe um dia, em disco.  O concerto, que assinala os 20 anos de canções da mais popular série juvenil da televisão portuguesa, conta com a participação de nomes como Edmundo Vieira (D’zrt), Paulo Vintém (D’zrt), Diana Monteiro (Just Girls) , Luke d’Eça (4Taste), TT, Dama Bete, entre outros convidados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8