page view

"Milionários americanos vão a Portugal abusar de crianças". Ficheiros de Epstein mencionam processo Casa Pia

Os mais recentes arquivos divulgados fazem menção ao maior escândalo de abuso sexual na instituição portuguesa.

05 de fevereiro de 2026 às 14:23

Sempre que novos documentos relacionados com o caso Epstein são divulgados, surgem surpresas sobre a quantidade de figuras envolvidas neste escândalo sexual. Nos mais recentes ficheiros partilhados pelo Departamento de Justiça norte-americano, também designado como DOJ, consta um email com uma denúncia que terá sido enviada às autoridades norte-americanas, com o intuito de as alertar para o processo Casa Pia, em Portugal. 

O email, que tem como título: "Jeffrey Epstein", fala sobre declarações feitas no documentário da Netflix sobre o desaparecimento de Maddie Mccann na Praia da Luz em 2007: "Na temporada 1, episódio 3, jornalistas portugueses lembram o escândalo que ocorreu uns anos antes sobre abuso de crianças num orfanato português. Em conexão com esse orfanato, Casa Pia, uma jornalista diz que é um facto conhecido que milionários americanos estavam a voar para Portugal em jatos privados com o intuito de abusar sexualmente destas crianças", pode ler-se no email, "O acompanhamento desta informação pode ser do vosso interesse".

Em causa estão declarações da jornalista Felícia Cabrita, que no documentário diz ter provas de que, desde a década de 1960, milionários norte-americanos "se deslocavam a Portugal, obviamente, com a conivência de elementos de topo da Casa Pia, e que faziam com estas crianças o que bem entendiam".

Apesar de não ser a única referência a Portugal nestes ficheiros, esta é a única vez que o processo Casa Pia é mencionado. Portugal é referido sobretudo devido às viagens de avião de Epstein que, por vezes, faziam paragens na ilha de Santa Maria, nos Açores. O avião de Epstein tinha o nome 'Lolita Express', numa referência ao livro de Vladimir Nabokov em que um homem de meia-idade mantém uma relação amorosa com a enteada de 12 anos. 

A segunda referência a Portugal envolve o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do PS, Luís Amado. O nome do antigo ministro surge no meio de outras 14 personalidades estrangeiras. Um remetente não identificado propunha a Epstein que se encontrasse com 15 personalidades, sendo Luís Amado uma delas. Contactado pela SIC, o ex-ministro achou o assunto "ridículo", garantindo "nunca ter visto" Epstein "na vida".

 Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8