page view

O enfermeiro português que salvou a vida a Boris Johnson

Primeiro-ministro agradece a “Luís, de Portugal” por ter estado sempre a seu lado nos cuidados intensivos.

13 de abril de 2020 às 13:14

Chama-se Luís Pitarma, é de Aveiro e, durante as horas mais negras da vida de Boris Johnson, manteve-se incondicionalmente a seu lado, na unidade de Cuidados Intensivos do Hospital St. Thomas, em Londres.

Ontem, após ter alta ao fim de uma semana de internamento, a lutar contra o coronavírus, o primeiro-ministro não esqueceu o enfermeiro português que lhe salvou a vida e fez questão de lhe dedicar algumas palavras especiais, assim como a Jenny, da Nova Zelândia. "Quero dar um cumprimento especial a dois enfermeiros que se mantiveram junto a mim durante 48 horas, quando tudo poderia ter acontecido. Agradeço à Jenny, da Nova Zelândia, e ao Luís, de Portugal, perto do Porto", disse emocionado, acrescentando: "O motivo pelo qual o meu corpo recebeu oxigénio suficiente foi porque durante todos os segundos eles estiveram comigo, preocuparam-se e aplicaram os procedimentos necessários".

Luís Pitarma, de 29 anos, licenciou-se em enfermagem em Lisboa e, pouco após concluir o curso, mudou-se para Londres, onde exerce há vários anos a profissão. Contactado pelo CM, mostrou-se surpreendido com a dimensão que o caso tomou e preferiu não falar sobre o assunto, limitando-se a confirmar ser ele o Luís a quem o primeiro-ministro, de 55 anos, agradeceu.

Boris Johnson deixou ontem a unidade de saúde após uma semana internado, sendo que três noites foram passadas na unidade de Cuidados Intensivos. Feliz por estar de volta a casa, fez um vídeo a agradecer aos profissionais de saúde e também aos ingleses, pelos sacrifícios das últimas semanas. Foi, de seguida, encontrar-se com a noiva, Carrie Symonds, grávida de seis meses, e que também está infetada com o novo coronavírus.n

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8