page view

O que não se sabia! Joaquim Monchique revela que sofreu enfarte meses antes do AVC

O ator esteve 10 dias nos cuidados intensivos.

26 de janeiro de 2026 às 15:44

Joaquim Monchique esteve esta segunda-feira, 26 de janeiro, à conversa com Júlia Pinheiro no programa das tardes da SIC, onde falou abertamente sobre os graves problemas de saúde que enfrentou no último ano. O ator recordou o AVC sofrido em dezembro, após o final de um espetáculo em Bragança, mas revelou um episódio até agora desconhecido.

Durante a entrevista, Joaquim Monchique contou que o primeiro susto aconteceu em junho do ano passado e que a situação foi bastante delicada.

"Assustei-me um bocadinho porque em junho, tive um enfarte. Mas não se soube porque fui para uma instituição pública e o protocolo não permitia. Agora, tenho uma válvula mecânica", explicou.

O ator descreveu ainda a gravidade do momento: "Estive dez dias nos cuidados intensivos, três dos quais não estive cá. Não sei o que se passou. Os médicos estiveram à espera, ou eu ficava ou eu ia. (...) Tive dor e um mau-estar e estive assim uma semana. Estive a 'enfartar' durante uma semana, o músculo rompeu", relatou.

Visivelmente emotivo, Joaquim Monchique fez um balanço duro do último ano: "2025 para mim foi um ano horrível. De repente não tenho nada e de repente tenho tudo. Mas pronto, vamos para a frente."

O ator reforçou que foi o enfarte e não o AVC que o deixou em pior estado clínico. "Aí é que eu estive mesmo mal. Tive 10 dias nos cuidados intensivos. No mesmo ano um enfarte e um AVC, eu acho 'too much'. Tive a sorte de a ciência ter evoluído de uma maneira... porque o meu pai com 40 anos morre de um enfarte e eu sempre achei que ia ter qualquer coisa do coração."

Sobre o AVC, explicou que começou a sentir-se mal no camarim e que não conseguia articular as palavras. Apesar de assustador, Joaquim Monchique considera que acabou por ser menos grave do que o primeiro episódio. "Foi um mini-AVC, foi pequenino. Mas foi um susto enorme. Tive uma sorte extraordinária", concluiu.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8