Um ano depois de se terem conhecido, numa feira literária no Brasil, Miguel Sousa Tavares e Tatiana Salem Levy estão separados.
Quando conheceu Tatiana Salem Levy, em São Paulo, há um ano, Miguel Sousa Tavares apaixonou-se perdidamente. Apesar de o primeiro encontro ter sido fugaz, antes de regressar a Portugal o jornalista fez questão de pedir os contactos à escritora e, durante cerca de quatro meses, trocou e-mails calorosos com a luso-brasileira. Quando voltou ao Brasil, em Setembro passado, declarou-se a Tatiana, numa bonita história de amor que terminou há cerca de duas semanas.
Precisamente um ano depois de se terem conhecido num evento literário no Brasil, a escritora, de 28 anos, confirmou a separação à Vidas mas afirma continuar a dar-se lindamente com Miguel Sousa Tavares, de 59.
"É verdade que terminámos a nossa relação mas continuamos a ser grandes amigos", revela a luso-brasileira, sem adiantar mais pormenores sobre o final do romance, no qual investiu nos últimos meses.
A relação era encarada com grande seriedade por Tatiana Salem Levy, que chegou a apresentar Miguel Sousa Tavares à família numa das muitas idas do jornalista ao Rio de Janeiro. Porém, as constantes viagens entre Portugal e Brasil parecem não ter sido suficientes e o namoro acabou por sair lesado. "Não é fácil namorar à distância, mas não quero falar mais sobre o final do nosso namoro nem sobre as causas que motivaram a nossa separação", explica a escritora, que já tem um livro editado em Portugal, ‘A Chave da Casa'.
Bastante resguardado no que respeita à vida pessoal, Miguel Sousa Tavares nunca comentou o romance com Tatiana mas, num evento literário no Brasil, foi incapaz de esconder o sentimento que o unia à jovem. Na Bienal do Rio, os dois compareceram juntos e não evitaram a imprensa brasileira, que rapidamente comentou o romance. Agora que o namoro chegou ao fim, o jornalista - que conduz o programa de entrevistas da SIC ‘Sinais de Fogo' - prefere resguardar-se e, como é habitual, não fez qualquer comentário em relação à sua vida privada.
"Há tanta gente que gosta de aparecer, ocupem-se deles. Eu não falo sobre a minha vida privada. Lamento mas fui educado desta maneira", diz apenas.
"RUPTURA É DEFINITIVA"
O romance terminou há somente duas semanas mas a verdade é que Tatiana Salem Levy já descarta qualquer hipótese de reconciliação com o escritor português. "Acho que a ruptura é mesmo definitiva", diz, escusando-se a revelar de quem partiu a iniciativa de pôr termo à relação.
No entanto, assume sem pudores que ninguém ficou melindrado com o final do romance e que entre os dois haverá sempre um grande carinho. Tanto pessoal como profissional. Seguidora atenta dos passos do ex-namorado, Tatiana afirma que, sempre que pode, não perde o programa ‘Sinais de Fogo' e que gosta do estilo de Sousa Tavares.
"Vi os dois primeiros programas e gostei. Achei-o bastante combativo", refere, acrescentando que nunca se inspirou no talento do jornalista para escrever as suas obras: "Em termos literários, temos estilos bastante diferentes. Não se pode comparar."
Certo é que Tatiana diz nunca ter precisado de Miguel Sousa Tavares para se impor como escritora em Portugal. "É verdade que ele me apresentou a muita gente ilustre mas, por acaso, ninguém era escritor. Conheço muitos, de quem sou amiga, mas isso não tem nada a ver com o Miguel", refere a escritora.
Com o fim do namoro, as visitas de Tatiana Levy a Portugal abrandaram mas a luso-brasileira garante que quer manter uma ligação forte com o nosso país, principalmente a nível profissional. "No Brasil já ganhei alguns prémios literários mas em Portugal gostava de chegar a mais gente. Neste momento já editei o meu romance em português, espanhol e francês, e gostava de ser cada vez mais lida", declara a escritora, que assume já ter sido uma visitante mais assídua do nosso país: "Agora tenho passado menos tempo em Portugal."
DE NOVO SOLTEIRO
Com o fim do romance com Tatiana Salem Levy, Miguel Sousa Tavares volta a estar solteiro. Completamente dedicado ao seu programa na SIC, o jornalista prefere dar agora prioridade ao trabalho. Mas nem sempre foi assim. Em 1973, Miguel Sousa Tavares, na altura com 23 anos, casou-se, pela primeira vez, com Mariana Espírito Santo Bustorff da Silva. Dessa união nasceram dois filhos: Pedro Bustorff de Sousa Tavares (que hoje completa 35 anos) e Rita Bustorff de Sousa Tavares (de 31, casada com Ricardo Espírito Santo Bastos Salgado e com três filhos). No entanto, este casamento acabou em divórcio.
Embora o romance nunca tenha sido oficializado, Sousa Tavares e Manuela Moura Guedes viveram uma relação antes de o autor de ‘Equador' voltar a casar. Foi com a também jornalista Laurinda Alves que Miguel Sousa Tavares voltou a subir ao altar. Desta relação nasceu Martim, actualmente com 20 anos. Porém, a separação repetiu-se na vida do jornalista.
Sempre muito cioso da sua vida privada, Miguel Sousa Tavares fez tudo para manter a discrição na sua relação com Cristina Avides Moreira. Antes de oficializarem o romance, a actual relações-públicas do El Corte Inglés de Gaia - que até então era uma completa desconhecida no meio social - e Miguel Sousa Tavares viveram juntos.
O casamento aconteceu mas foi sempre passado entre Lisboa e o Porto, pois Cristina vivia e continua a viver lá. Embora passasse algum tempo na capital, a relações-públicas nunca abdicou da sua vida no Norte.
No ano passado, o jornalista voltou a enfrentar um divórcio, embora este casamento já tivesse terminado em 2008.
O facto de, na altura, o escritor não aparecer publicamente com Cristina Avides Moreira começou a dar azo a rumores de que a relação estaria a viver uma crise. A notícia só foi confirmada quando Miguel Sousa Tavares surgiu sozinho no casamento do seu editor, António Lobato de Faria, no início do ano passado. Foi pela boca do próprio que se soube que a separação tinha acontecido "já há muito tempo".
Até ao romance com Tatiana Salem Levy - que, segundo uma amiga, está a sofrer com o final do namoro -, Sousa Tavares foi apontado como o novo namorado da actriz brasileira Maitê Proença. Isto porque os dois foram fotografados a beijar-se, depois de uma saída à noite, no Rio de Janeiro. "Não somos namorados", assegurou, na ocasião, o colunista do semanário ‘Expresso'. Sem voltar a assumir a nova paixão, em Setembro o jornalista é confrontado com a notícia da sua relação com a escritora luso-brasileira, que faz agora parte do passado.
ROMANCE COM MANUELA NUNCA FOI ASSUMIDO
Manuela Moura Guedes ainda trabalhava na RTP quando viveu um romance com Miguel Sousa Tavares. Os dois jornalistas nunca assumiram a relação. Mais tarde, quando Miguel foi convidado para ser comentador do ‘Jornal Nacional', da TVI, os dois voltaram a encontrar-se. Nessa altura já Manuela Moura Guedes estava casada há vários anos com José Eduardo Moniz, com quem tem dois filhos.
APAIXONADA POR ZÉ PEDRO
O divórcio de Miguel Sousa Tavares foi oficializado no ano passado. E foi também em 2009 que Cristina Avides Moreira confirmou estar novamente apaixonada. O eleito foi Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés, com quem forma um dos casais mais felizes do momento. Tanto Cristina como Zé Pedro não escondem a cumplicidade que compartilham e já deixaram claro que um filho em comum poderá ser uma possibilidade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.