page view

Quem é Gonçalo Capitão, o deputado do PSD que fez humor sobre o Chega no Parlamento?

O deputado social-democrata conquistou as redes sociais com um discurso mordaz e bem-humorado que visava o partido de André Ventura.

17 de outubro de 2025 às 14:35
A carregar o vídeo ...

O momento em que deputado do PSD arrasa de forma cómica bancada do Chega no Parlamento

O nome de Gonçalo Capitão tornou-se ainda mais conhecido nas últimas horas depois de uma intervenção na Assembleia da República que ficou viral. O deputado do PSD protagonizou um dos momentos mais comentados da semana política, ao lançar uma série de tiradas humorísticas dirigidas ao Chega e ao seu líder, André Ventura, a propósito dos resultados das eleições autárquicas, arrancando gargalhadas de várias bancadas e até um sorriso do próprio visado.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e com um mestrado em Teoria e Ciência Política Contemporânea, Gonçalo Dinis Quaresma Sousa Capitão, de 54 anos, é jurista e tem um percurso que combina a política, o desporto e a diplomacia. Foi vice-presidente e presidente do Conselho Fiscal, e também vice-presidente da Direção para o futebol profissional da Associação Académica de Coimbra/OAF entre 2004 e 2010.

O seu percurso político começou cedo: foi membro da Assembleia Municipal de Coimbra entre 1997 e 2001. Mais tarde, representou Portugal no estrangeiro, tendo sido adido social nos consulados gerais de Portugal em Joanesburgo, São Paulo e Caracas, onde trabalhou entre 2010 e 2022. 

Atualmente, Gonçalo Capitão integra várias comissões parlamentares, incluindo a Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, bem como a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, entre outras.

Além da política, é também autor de várias obras, entre as quais 'Telecomandos, ratos e votos – a videodemocracia e as crises da participação e representação' (2004) e 'As Comunidades Portuguesas da Venezuela (Um Roteiro Social)' (2023).

Mas foi no debate sobre os resultados das autárquicas desta quinta-feira, 16 de outubro, que o deputado se destacou pelo tom mordaz. Entre comparações musicais, alusões ao OnlyFans e trocadilhos com os nomes de figuras do Chega, Gonçalo Capitão ironizou a diferença entre as ambições do partido e a realidade.

"Constatar que a si [Rui Cristina, deputado do Chega eleito autarca em Albufeira] e ao senhor deputado André Ventura já só vos falta cantar o fado depois desta intervenção. Embora eu confesse que por fetiche musical preferia ouvir-vos trautear qualquer coisinha dos… Gypsy Kings", começou por atirar, referindo-se ao grupo musical composto por ciganos, etnia frequentemente criticada por André Ventura.

Capitão fez ainda uma referência a Íris Ascensão, a candidata do Chega eleita na Chamusca que é estrela na plataforma de conteúdos para adultos Only Fans: "Há uma coisa em que os senhores falaram verdade. Foi quando disseram que vieram para pôr o sistema a nu. E, por isso, elegeram candidatos do OnlyFans e candidatos que fizeram ensaios em revistas", acrescentou, deixando os deputados do Chega, e em particular Pedro Pinto, revoltado com a intervenção. 

"Passaram de miseráveis a pobres e estão todos contentes. Se tivessem ganho cinco, o foguetório ainda não tinha acabado”, atirou, para depois rematar que "o Chega é a política do Pudim Molotov: muito volume e pouco conteúdo".

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8