Médicos alertam que crianças abaixo dos oito anos não devem beber granizados
Investigadores estudaram 21 crianças que ficaram gravemente doentes depois de consumir a bebida gelada.
Os granizados podem ser prejudiciais para crianças com menos de oito anos, alertam os médicos num novo estudo publicado depois de uma série de hospitalizações nos EUA e Reino Unido.
A investigação analisou os casos médicos de 21 crianças que ficaram gravemente doentes depois de beber uma destas bebidas geladas, segundo indica o jornal Independent. As crianças desenvolveram um conjunto de sintomas ao qual os investigadores se referem como 'síndrome de glicerol', um dos componentes dos granizados.
Os sintomas incluem diminuição da consciência, queda súbita do nível de açúcar no sangue e aumento de ácido no sangue, indicando um tipo de envenenamento ou doença de metabolismo.
As bebidas de gelo coloridas são vendidas, no Reino Unido e na Irlanda, como produtos "sem açúcar" ou "sem adição de açúcares", mas contém glicerol, também conhecido como glicerina. O ingrediente é utilizado para impedir que as bebidas congelem totalmente, mantendo a textura de granizado, sem utilizar uma elevada concentração de açúcar.
O estudo nota que as 21 crianças foram diagnosticadas com hipoglicémia à chegada às unidades hospitalares e apenas uma não precisou de ser observada de forma mais aprofundada. Em média, as crianças tinham três anos e meio, mas os médicos registaram idades entre os dois e os sete anos.
Entre a amostra estudada, 14 crianças começaram a demonstrar sintomas "no espaço de 30 minutos" desde o consumo da bebida e 16 sentiram uma redução da consciência, afirmam os investigadores.
Segundo os médicos, as crianças recuperaram rapidamente depois da estabilização dos níveis de glucose no sangue.
Quase todas as crianças evitaram consumir granizados depois dos respetivos episódios e não viveram mais incidentes de hipoglicémia. Apenas uma voltou a beber um granizado aos sete anos e, em menos de uma hora, voltou a demonstrar sintomas. Os pais da criança deram-lhe uma bebida de glucose e, antes de a ambulância chegar, os níveis de glucose no sangue voltaram ao normal.
A Food Standards Agency do Reino Unido recomenda que crianças abaixo dos quatro anos não consumam bebidas com glicerol e as crianças com 10 anos ou menos não devem beber mais do que uma.
Os investigadores defendem que a idade recomendada deve aumentar para oito anos para garantir que a dose por peso não seja ultrapassada. "Há pouca transparência em relação à concentração de glicerol; estimar uma dose segura não é, portanto, fácil", escreveram os médicos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt