Aeronave caiu junto a supermercado. Corpos das vítimas já foram retirados dos escombros.
1 / 44
Explosões em Tires
Um avião de passageiros despenhou-se esta segunda-feira em Tires. A aeronave caiu na zona de cargas e descargas do supermercado Lidl, e a cerca de 150 metros de uma escola básica. Há cinco mortos confirmados e quatro feridos ligeiros.
Os cinco corpos das vítimas foram retirados dos escombros e transportados pela PSP para o Instituto de Medicina Legal.
O aparelho, com matrícula da Suíça, tinha quatro ocupantes - dois homens e duas mulheres - e todos terão morrido. O avião era pilotado por um suíço. Os outros três ocupantes eram de nacionalidade francesa. O pequeno avião tinha acabado de descolar do Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, com destino a Marselha, no sul de França. O aeródromo esteve encerrado desde a hora do acidente até às14h20, hora em que foram retomados os voos previstos.
A quinta vítima mortal encontrava-se no parque de estacionamento do supermercado LIDL, junto do qual caiu a aeronave. Será o motorista do camião no qual a aeronave embateu ao despenhar-se.
O aparelho caiu junto ao supermercado Lidl e a 150 metros de uma escola primária - a Escola Básica Padre Agostinho da Silva. Atingiu casas vizinhas e um camião, ceifando a vida ao seu motorista, que estava a fazer manobras de descarga e não conseguiu escapar. O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários publica dentro de 30 dias o relatório preliminar sobre a queda.
Camião destruído por avioneta retirado do local
Há, igualmente, quatro feridos ligeiros que tiveram de ser assistidos por inalação de fumos. Cinco pessoas receberam apoio psicológico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), na sequência desta queda.
Nove desalojados
Nove pessoas ficaram desalojadas e vão ficar em casa de familiares. Segundo o comandante municipal da Proteção Civil, Pedro Mendonça, "ficaram nove pessoas desalojadas" devido aos danos causados numa habitação e num anexo.
"Mas não foi preciso realojá-las porque vão ficar com familiares", acrescentou.
As nove pessoas residiam numa habitação e num anexo situado junto ao supermercado LIDL.
Investigação em cursoO Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários anuncia no seu site que "pouco depois da queda da aeronave Piper PAY2, registo HB-LTI, em São Domingos de Rana, os dois investigadores da unidade de aviação civil do GPIAAF deslocaram-se imediatamente para o local".
O GPIAAF revela que os investigadores do Gabinete procedem "à recolha de evidências e demais tarefas necessárias para a investigação do acidente, em articulação com as autoridades de proteção civil presentes. Em seguida os destroços da aeronave ficarão à guarda do GPIAAF com vista a posterior análise no âmbito do processo de investigação".
Não há mais vítimas mortais
No local esteve também o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, que admitiu não existirem mais vítimas mortais, na sequência dos trabalhos desenvolvidos pelos operacionais de socorro.
O governante adiantou ainda que "dentro de pouco tempo será feito o levantamento das vítimas [mortais] do local da tragédia", operação que vai permitir confirmar a sua identificação.
O secretário de Estado referiu também que as autoridades de socorro chegaram ao local num espaço de "seis minutos", após o alerta.
A aeronave descolou do aeródromo de Tires, tendo-se despenhado cerca de 2000 metros depois da descolagem. "Tudo indica que ocorreu uma explosão no ar", garante fonte da Proteção Civil. O certo é que, já em terra, foram registadas em vídeo pelo menos duas explosões.
Do acidente resultou um incêndio, que foi combatido pelos bombeiros e já se encontra dominado. Pouco restou do aparelho.
A avioneta pertencia a uma empresa suíça de próteses ortopédicas e dirigia-se para Marselha, avança o Aeródromo Municipal de Cascais.
De acordo com a página da Internet da Proteção Civil, encontram-se no local 82 operacionais de socorro, apoiados por 28 viaturas.
No local já se encontra o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O Aeródromo de Tires esteve fechado ao tráfego aéreo, tendo reaberto pouco antes das 15h00.
video tires avioneta
"Ouvimos um grande estrondo"
Filipa Ribeiro, filha do proprietário de uma pizzaria que fica a 200 metros do local do acidente, conta ao CM que ouviu "um grande estrondo", por volta das 12h00. "Um cliente nosso viu o avião a cair", conta.
O trânsito na Avenida Amália Rodrigues, em Tires, concelho de Cascais, foi cortado na sequência da queda da aeronave, anunciou o município.
Segundo uma nota publicada na página da Câmara de Cascais no Facebook pouco depois das 13h00, o trânsito está interrompido nesta via e na zona envolvente.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.