O Coimbra Magic Land regressa à cidade, com um espaço ampliado e mais atrações, agora no Parque do Choupalinho.
10 de dezembro de 2024 às 15:09Ao atravessar os portões do Magic Land, somos imediatamente transportados para um mundo de sonhos. A edição de 2023 foi um marco, tendo ultrapassado todas as expectativas, com milhares de visitantes a desfrutarem de um cenário que combinava diversão e tradição. No entanto, a ambição de tornar o evento ainda mais memorável levou a organização a expandir o espaço e as atrações, transformando o Coimbra Magic Land numa experiência ainda mais inclusiva e mágica.
Novo espaço, maior impacto
Com mais de 3000 metros quadrados, o parque oferece desde uma árvore de Natal gigante de 23 metros até uma pista de gelo, onde a neve cai de dez em dez minutos. Esta aposta em inovação e entretenimento põe Coimbra no mapa dos destinos imperdíveis para o Natal. De acordo com Dina Maia, representante da empresa Vertente Versátil, responsável pela produção do Coimbra Magic Land, um dos desafios “foi criar um ambiente mágico e imersivo que capturasse a imaginação do público e se diferenciasse de outras iniciativas similares e ainda que garantisse a qualidade dos equipamentos, desde iluminação, à decoração até às atrações para todas as idades”.
A mudança para o Parque do Choupalinho, situado na margem esquerda do Mondego, não só trouxe mais área para espalhar magia, mas também reforçou a ligação à cidade, com o apoio do município de Coimbra a tornar este evento num verdadeiro marco de Natal. Com esta nova localização, o presidente da câmara, José Manuel Silva, pretende que Coimbra seja “reconhecida como uma cidade festiva e contemporânea, que atraia todas famílias de todo o País e sobretudo que tenha distrações para toda a família”.
Entrada gratuita para todos
Com entrada livre, o Magic Land é uma experiência acessível para toda a família. “Queremos continuar a surpreender e a criar momentos inesquecíveis. O Coimbra Magic Land tem tudo para se tornar uma tradição anual que une gerações”, sublinha Dina Maia. Esta edição traz uma oferta diversificada que vai dos mais pequenos aos adolescentes, garantindo ainda atrações que agradam também aos pais e avós.
50 dias de pura alegria
O Magic Land promete 50 dias de entretenimento ininterrupto, destacando-se como um dos maiores parques temáticos de Natal do País. Com esta nova dimensão, Coimbra não só acolhe os seus habitantes, mas convida também os visitantes a descobrirem a magia que a cidade tem para oferecer até 2 de janeiro de 2025. Para garantir uma experiência completa, os horários das atrações podem ser consultados nas redes sociais do evento, permitindo planear a visita ao detalhe. A entrada é gratuita, sendo que o acesso às atrações tem preços que vão desde os 3 euros aos 4,50. Não há descontos ou promoções para crianças ou idosos, os preços são por pessoa. Para as escolas existem packs acessíveis para as crianças usufruírem de vários equipamentos. A compra dos bilhetes é feita unicamente na bilheteira física do evento.
1 / 3
Atrações para todos e idades
Com uma decoração inspirada nos famosos mercados de Natal europeus, especialmente no emblemático mercado de Vigo, o Coimbra Magic Land oferece uma experiência mágica que combina muitas diversões, gastronomia e tradição para todas as idades. A iluminação do Coimbra Magic Land é um dos grandes destaques deste ano, transportando os visitantes para um cenário de conto de fadas. Dina Maia, responsável pelo evento, sublinha que a aposta na iluminação foi pensada para recriar a atmosfera inesquecível de Vigo.
A imponente árvore de Natal com 23 metros de altura, as luzes vibrantes que percorrem o espaço e as decorações cuidadosamente elaboradas são elementos que tornam este evento um verdadeiro espetáculo visual. “Os nossos visitantes não podem perder as nossas paradas de Natal que são sempre uma grande alegria para as crianças. Podemos ainda destacar a casa do Pai Natal, muito acolhedora e com um Pai Natal permanente para receber os desejos de Natal das crianças”, recomenda Dina Maia.
O Magic Land apresenta este ano 21 equipamentos de diversão, que incluem uma pista de gelo, carrosséis, um snow slide gigante, carrinhos de choque, fábrica de brinquedos, um comboio de Natal, e ainda, espetáculos de fogo e paradas de Natal, que iluminam as noites do Magic Land, bem como muitas atividades gratuitas para os mais pequenos como: pinturas faciais junto ao carrossel parisiense; modelagem de balões e fotografias na casinha das princesas da Disney; Hospital da Sanfil, um espaço lúdico-pedagógico, situado dentro da pista de gelo, onde as crianças até aos nove anos podem pintar desenhos relacionados com os profissionais de saúde e podem levá-los para casa ou expô-los na parede do hospital. Quando entram existe um quadro com animais de estimação com diferentes tamanhos, onde podem fazer um teste à visão. Na secção seguinte há uma roleta com algumas vacinas que as crianças devem tomar e podem ainda fazer um origami “quantos queres” oferecido pela Sanfil com várias questões sobre saúde e cuidados que devem ter; e paradas natalíciascheias de personagens mágicas, malabaristas, muita música, e, claro, o Pai Natal.
Aqui o Natal ganha vida
O Coimbra Magic Land é mais do que um simples evento — é um convite para todas as famílias viverem a magia do Natal. Este ano, a organização destaca a criação de uma experiência para toda a família, como refere Dina Maia, representante da empresa Vertente Versátil, responsável pela produção do Coimbra Magic Land: “Decidimos apostar em equipamentos que permitam ser usados por toda a família.”
No coração do evento está o Mercadinho de Natal, que este ano reúne 100 expositores de artesanato, bijuteria e doces típicos, vindos de vários pontos do País. Este espaço não só promove o comércio local, como oferece lembranças exclusivas que são ideias perfeitas para presentes de Natal.
O Natal também tem um roteiro gastronómico
Para quem aprecia boa comida, o Coimbra Magic Land é um verdadeiro paraíso. Com três praças de alimentação cobertas, é o lugar ideal para fazer refeições rápidas, mas saborosas, ao almoço ou ao jantar. Nos mercadinhos e food trucks pode-se degustar pão com chouriço, sandes de leitão, bifanas, hambúrgueres, cachorros, fumeiro de Seia e Mirandela, bolo do caco e poncha madeirense, ginja de Óbidos e doces irresistíveis como bombocas, crepes, waffles, farturas, churros. Existe ainda um mercadinho dedicado à doçaria conventual. Enquanto os miúdos se divertem, pode criar o seu próprio roteiro gastronómico, explorando cada recanto das praças de alimentação, desfrutando do espírito natalício.
Evento com impacto local
O Coimbra Magic Land não é apenas um evento sazonal, mas uma celebração que dinamiza a economia local e atrai visitantes de todo o País. Comerciantes e artesãos locais destacam o impacto positivo do evento, reforçando Coimbra como um destino natalício de excelência. “Temos tido um feedback muito positivo por parte dos comerciantes”, destaca Dina Maia, sublinhando o papel do evento na promoção do turismo nesta região.