Viver o dia a dia de forma saudável e equilibrada é meio caminho andado para prevenir algumas doenças crónicas.
07 de abril de 2025 às 09:35Alimentar-se bem, praticar atividade física e relaxar ao ar livre são estratégias simples, mas eficazes, para viver de forma mais equilibrada. Siga as dicas da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e não perca as sugestões de receitas para desfrutar da primavera e viver de forma mais equilibrada na edição da Páscoa da revista Sabe Bem do Pingo Doce, disponível nas lojas e no Mercadão.
Nutrir o corpo e a mente
A chegada da primavera traz uma energia revigorante e é uma oportunidade para adotar um estilo de vida mais saudável. Com dias mais longos e temperaturas mais amenas, é o momento ideal para repensar a alimentação, aumentar a atividade física e usufruir dos benefícios dos espaços verdes. Opte por refeições leves e equilibradas, aproveitando a abundância de frutos e legumes frescos da estação. Esta mudança alimentar contribui para o bem-estar geral e ajuda a manter alguns problemas de saúde controlados.
Redescobrir o poder do movimento
O sedentarismo, agravado pela vida moderna — com longas horas sentadas a trabalhar, conduzir ou a usar dispositivos eletrónicos —, tem impacto negativo na saúde. Adotar um estilo de vida mais ativo é, portanto, fundamental. A primavera, com os seus dias agradáveis, estimula a sair e a movimentar-se mais.
Os valiosos espaços verdes
Esta estação é perfeita para desfrutar dos espaços verdes, seja para caminhar, ler um livro ou simplesmente contemplar a natureza. Estudos sugerem que essa ligação com a natureza reduz a pressão arterial, melhora a qualidade do sono e diminui a ansiedade, além de fortalecer o sistema imunitário e reduzir o risco de doenças, como as cardiovasculares e a diabetes.
Adotar uma alimentação consciente, manter-se ativo e encontrar momentos para relaxar na natureza são pilares fundamentais para ter um dia a dia mais saudável.
Consuma alimentos da estação: privilegie uma alimentação completa e equilibrada com o consumo de fruta e vegetais frescos da estação.
Pratique a alimentação consciente: mastigue lentamente e aprecie os alimentos com todos os sentidos, valorizando as suas cores, aromas e texturas. Mastigar bem os alimentos melhora a digestão e prolonga a satisfação, contribuindo para um maior bem-estar.
Evite saltar refeições: manter uma rotina alimentar equilibrada, sem saltar refeições, é fundamental para evitar o consumo impulsivo de petiscos e favorecer um maior controlo da fome.
Crie uma rotina de refeições saudáveis: planeie menus semanais, promovendo escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Dedique tempo às refeições, permitindo que o corpo reconheça os sinais de fome e saciedade, além de evitar distrações como o telemóvel ou a televisão.
Caminhe ao ar livre: a prática regular de exercício físico traz inúmeros benefícios, como a redução dos níveis de açúcar no sangue, o melhor funcionamento do sistema cardiovascular e um aumento da sensibilidade à insulina.
Varie as atividades: apesar de se saber que o exercício físico é essencial para a saúde, a sua prática continua a ser reduzida. Muitos apontam a falta de tempo ou motivação como obstáculos, mas a chave está em encontrar uma atividade que se adapte ao seu ritmo e interesses.
Escolha com motivação: escolher locais agradáveis, praticar em grupo e variar as atividades ajuda a manter a motivação para o exercício, cujos benefícios vão para além do corpo, refletindo-se também na mente.
Estabeleça metas realistas: pequenas mudanças (caminhar mais, subir escadas em vez de usar o elevador ou praticar alongamentos ao acordar) fazem a diferença. Favorecem a manutenção do peso adequado, contribuem para o fortalecimento muscular e ósseo e para melhorar a flexibilidade e resistência.
Aproveite os espaços verdes: os espaços verdes combatem os efeitos negativos do estilo de vida urbano, frequentemente associado a stress crónico e falta de atividade física. Uma prática inspiradora é o shinrin-yoku, ou "banhos de floresta", uma técnica japonesa que incentiva a imersão na natureza para promover o bem-estar.
Inclua momentos de relaxamento ao ar livre: pequenos hábitos, como fazer um passeio matinal ou meditar num jardim ajudam a recarregar energias e a sentir maior equilíbrio e serenidade.
Aproveite as pausas no trabalho: sempre que possível, almoce ao ar livre ou dê uma caminhada curta. A exposição regular a ambientes naturais beneficia a saúde mental, ajudando a reduzir o stress, melhorar o humor e promover o relaxamento.
Desligue-se das tecnologias: desfrute do contacto com a natureza sem distrações digitais.
Não se esqueça! Comer, mexer e descontrair para uma primavera saudável. Não perca as sugestões de receitas da revista Sabe Bem, em parceria com a APDP, para desfrutar da primavera e viver de forma mais equilibrada. A edição da Páscoa está disponível nas lojas Pingo Doce e no Mercadão.